O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou para uma multidão reunida na Avenida Paulista no final deste domingo (30). Em sua fala em cima de um carro de som Lula não esqueceu de falar da importância do combate ao racismo.
“O racismo é uma doença que precisa ser extirpada do nosso país. Não há nenhum branco melhor do que negro no Brasil e nenhum negro que é melhor do que branco“, disse o futuro presidente da nação.
Lula também disse que a vitória é de todos que “amam a democracia” e “querem um país mais justo”. O petista declarou ainda que a eleição dele representa a derrota do “autoritarismo e do fascismo”.
O presidente eleito afirmou que precisa saber se Jair Bolsonaro permitirá que “haja uma transição” de governo nos próximos dois meses.
“Eu gostaria de estar só alegre, mas eu estou metade alegre e metade preocupado, porque, a partir de amanhã, eu tenho que começar a me preocupar como é que a gente vai governar este país. Preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja uma transição para que a gente tome conhecimento das coisas”, declarou.
“Eu queria apenas dizer para vocês que essa não é uma vitória minha, não é só do PT, essa foi uma vitória de todas as mulheres e homens que amam a democracia, que querem a liberdade, que querem um país mais justo”, afirmou o presidente eleito.
Lula também citou a importância da Cultura.
“Foi uma vitória das pessoas que querem mais cultura, educação, igualdade, fraternidade. Vitória de todos os homens e mulheres que resolveram libertar o país do autoritarismo”, completou.
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 do domingo (30) com 98,81% das urnas apuradas, quando o petista tinha 50,83% dos votos válidos (59.563.912), e Bolsonaro, 49,17% (57.627.462).
0 Replies to ““O racismo é uma doença que precisa ser extirpada do nosso país”, diz Lula para multidão na Avenida Paulista (SP)”