Referência em técnica ancestral dos dreads, Lucas Preto encontra com seu mentor em São Paulo

IMG_9200.jpg

Após ganhar notoriedade pela inovação com dreads para calvos, desenvolvida na Africarioca, estúdio localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Lucas Preto sai de terras cariocas para levar os ‘Baldlocs’, técnica que aplica dreads em pessoas com calvície, para Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo.

O intercâmbio do afroempreendedor acontece de 7 a 10 de abril e tem um parceiro de renome: Zion Malik, dreadmaker local e que foi o mentor de Lucas Preto. Para promover a ida do carioca a São Paulo e tirar dúvidas do público, os dois profissionais vão promover lives gratuitas no Instagram sobre Dreads e a técnica Baldlocs, nos dias 21 e 30 de março, às 20h. 

Lucas usa arte inovadora para dreads em calvos – Foto: Divulgação

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), mais de 42 milhões de brasileiros são afetados pela alopecia, também conhecida como calvície. A pesquisa também aponta que 80% dos homens após os 80 anos sofrem de calvície e 30% das mulheres com mais de 50 anos também podem apresentar alguma experiência com a queda dos fios de forma acentuada.

Independente do sexo, o cabelo é um dos principais fatores que influenciam na autoestima dos seres humanos e lidar com a perda dele não é um processo tão simples. Foi pensando nisso que a técnica dos Baldlocs foi desenvolvida por Lucas há pelo menos dois anos, para inovar o mercado de beleza afro e contribuir para a autoestima de pessoas pretas.

Autodidata no ramo da estética capilar, todo o processo criado pelo empreendedor, desde a produção da base do cabelo até a aplicação nos clientes, é autoral. O procedimento é realizado com needle technique (técnica de agulha) e não utiliza nenhuma substância danosa ao couro cabeludo, possibilitando e estimulando o crescimento nas regiões ainda propícias a terem fios. 

“Só quem sofre com calvície sabe o desafio que é estar de bem com o espelho. Nossa pretensão é conseguir espalhar isso pelo mundo e ajudar o máximo de pessoas possíveis, e é deste desejo que nasce a parceria com o Zion, que eu já acompanho há pelo menos dez anos, quando eu ainda nem era dreadmaker”, comenta Lucas Preto.

“Naquela época, eu já dizia que quando me tornasse um dreadmaker queria ter aquele nível de profissionalismo. Em 2019, eu tive a oportunidade de conhecê-lo através de um curso que eu fiz com ele, e desde então nos tornamos amigos. Tê-lo como parceiro nesse momento tão importante me deixa seguro de estar no caminho certo”, acrescenta.

Lives gratuitas 

Para além de promover o intercâmbio do afroempreendedor carioca com seu mentor em São Paulo, as lives gratuitas, que vão ser veiculadas no Instagram, representam uma possibilidade de mais pessoas conhecerem o trabalho que é feito para recuperar a autoestima preta através dos Baldlocs e dos dreads, de forma geral, utilizando uma técnica ancestral de forma inovadora.

No dia 21 de março, Zion Malik será o convidado de Lucas no perfil da Africarioca Conceito, em que o carioca vai apresentar os Baldlocs como uma ferramenta de transformação para um propósito maior.  Já no dia 30 de março, a live acontece no perfil de Zion e a presença de Lucas Preto irá reforçar a sua criação e autoridade no assunto, além de explorar o alcance que a técnica está tendo nos últimos meses, com pessoas de todo o Brasil indo ao Rio de Janeiro para fazer essa transformação.

Leia também: Faltam mulheres negras em companhias aéreas do Brasil, revela pesquisa

“O nosso propósito com as lives e a vinda do Lucas a São Paulo é uma ferramenta para falarmos sobre uma identidade e uma responsabilidade, da qual eu me coloco desde quando eu me entendi como uma continuidade dos nossos ancestrais pretos, compreendendo a nossa responsabilidade por sermos uma geração de empreendedores, acadêmicos, pessoas pretas que estão se dando uma oportunidade melhor do que nossos pais tiveram”, pontua Zion Malik.

“É incrível pensar que cada vez que a gente consegue criar uma possibilidade de impacto social que atinja os nossos, a gente está criando uma estrutura possível de mudança até de patamar financeiro, e isso quebra um ciclo vicioso na nossa sociedade”, finaliza o dreadmaker.

Serviço:

‘Baldlocs’ e a inovação criada a partir de uma técnica ancestral – Lives entre os dreadmakers Lucas Preto e Zion Malik

Data e horário: 21 de março, às 20h 

Onde: https://www.instagram.com/africarioca_conceito/ 

Data e horário: 30 de março, às 20h

Onde: https://www.instagram.com/ziondreadmaker/?hl=pt

Deixe uma resposta

scroll to top