O volante Luan, do São Paulo, foi vítima de racismo em uma rede social. O próprio jogador expos em seu perfil a mensagem recebida de um usuário que o chama de “macaco”. O agressor se identifica como Victor Hugo.
Na madrugada de domingo, após a derrota do São Paulo para o São Bernardo em casa, pelo Paulista, Luan publicou um storie no Instagram em que dizia não ter “tempo para lamentar” – ele entrou em campo no segundo tempo.
Em reposta a Luan, o usuário escreveu:
– Filho da p@#$, vai jogar no Ibis, macaco.
Ao expor a ofensa, Luan afirmou que “não vai passar batido”.
O volante usou as redes sociais para agradecer o apoio recebido e ressaltar que exige respeito por parte do torcedor que proferiu as ofensas racistas.
“Não estou aqui para me fazer de vítima, ou querer mídia , não é a primeira vez que acontece comigo e sei que pode não ser a ÚLTIMA! MAS ISSO É POUCO PARA ME PARAR! Não quero saber a sua idade ; muito menos a desculpa que vai usar ! QUERO RESPEITO. Aproveito aqui pra agradecer as inúmeras mensagens de apoio e carinho que recebi ao longo do dia”, escreveu.
“Somos a razão da luta dos nossos ancestrais. Resistência sempre!”, finaliza o texto
O atleta é formado nas categorias de base do São Paulo e sofreu com lesões no ano passado. Ele está em seu último ano de contrato com o clube e negocia a renovação. O clube emitiu nota lamentando o ocorrido.
Citado indiretamente, o Ibís, clube pernambucano comumente chamado de pior time do mundo, se pronunciou em combate ao racismo.
– O Íbis Sport Club manifesta solidariedade ao atleta Luan, do São Paulo, vítima de injúria racial. Reforçamos nossa posição de repúdio ao racismo no futebol.
Leia também: STJ citará Robinho em processo que pede execução de pena no Brasil