Nesta quinta-feira (05) o Grupo L’Oréal no Brasil renovou sua parceria com o Instituto Pretos Novos (IPN), reforçando o compromisso com relação a pauta racial, em um evento realizado na sede da empresa. Localizada na região da Pequena África, no Rio de Janeiro, a L’Oréal está oferecendo 90 circuitos pelo território, além de mais de 20 oficinas, ambos para estudantes do ensino público.
Durante o evento, a Head de Diversidade da L’Oréal Marcia Silveira, em entrevista ao Notícia Preta, destacou que a empresa tem um compromisso muito forte com a diversidade, e que isso impacta diretamente nas ações desenvolvidas para a sociedade.
“Isso faz com que a gente faça uma jornada um pouco mais consistente quando a gente está pensando não só na inovação por meio de produtos, mas também nesse território da Pequena África, de dar esse giving back para a sociedade, e respeitar o lugar onde estamos“.
A head de diversidade da empresa também explica a importância das ações lançadas pela L’Oréal, com parceiros da região. “A gente tem que reconhecer que esse território da Pequena África é um território de memória sensível, e ele precisa ser cuidado e reconhecido ao longo dos anos, para que a gente não esqueça o que aconteceu“, explica Marcia, que continua desenvolvendo mais detalhes sobre o compromisso da empresa, com a região.
“Então a gente volta ao passado, reconhecendo o que aconteceu, e agora no presente vamos fazendo esse movimento de empregabiliadade. Seja por meio de uma escola de beleza dentro da Fundação Darcy Vargas – que é um projeto que a gente tem para mulheres -, seja também pelos nossos programas de empregabilidade para jovens, além de 50% do nosso trainee ser dedicado para pessoas negras. Assim vamos fazendo essa mudança por meio tanto da ocupação territorial, que estamos aqui respeitosamente, mas também oferecendo empregabiliadade, educação, e capacitando pessoas por uma mobilidade social“.
Durante o discurso de abertura do evento, o CEO da L’Oréal Marcelo Zimet, também destacou o poder que a empresa tem, se unindo a outras instituições, de contribuir para a população que está no entorno da sede da empresa. “A gente tem que ter algum impacto, responsabilidade nessa região. Quando a gente anda na região, a gente entende que se for só pelo Estado, isso não vai mudar“, afirmou o CEO.
Marcelo também destacou que a região é “sagrada” – por sua relevância histórica, e que por isso “é preciso lembrar o que aconteceu, para que isso nunca mais se repita“. O CEO também explicou mais sobre a parceria lançada no evento.
“No primeiro momento o trabalho foi mais de reconhecimento e educação, como a comunicação de diversos cursos de letramento oferecidos pelo IPN. Esse momento não acabou, mas estamos em um momento diferente agora, de fazer um impacto a mais. Queremos falar de futuro, e não existe futuro sem educação e empregabilidade, ainda mais para essa região, e fazer isso é algo que nos dá muito orgulho“.
Tantos os circuitos oferecidos como os cursos, já estão disponíveis, até o final de novembro deste ano.
Evento de lançamento
O evento de lançamento da parceria apresentou duas mesas mediadas pela atriz, apresentadora e colunista Luana Xavier. A primeira, intitulada “O poder da transformação da beleza”, conversou com a cabelereira e empresária Vivi Siqueira, a doutoranda em Ciência da Informação do IPN, a Head de Diversidade da L’Oréal Marcia Silveira, e o ator e empresário Rafael Zulu.
Em entrevista ao Notícia Preta, o artista e empresário parabenizou as ações e o empenho da empresa com a questão racial, com a educação, com a história da população negra, e com a relação com a Pequena África.
“Esse é um grande passo que a L’Oréal está dando, um cuidado que tem não só com esse evento, mas com a região da Pequena África. Eles sabem exatamente a importância que essa região tem para o Brasil e para o mundo, então não pode passar batido“, disse Rafael.
A segunda mesa com o título “Empoderamento feminino e desenvolvimento socioeconômico na região da Pequena África”, contou com com a CEO do Instituto Entre o Céu e a Favela Cintia Santana, com Camila Crispim da Fundação Darcy Vargas, com a Gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade da L’Oréal Produtos Profissionais a Eduarda Vieira, e a influenciadora e historiadora Giovanna Heliodoro.
Feira na Pequena África
Nesta quinta-feira (05), a empresa também realizou uma feira de oportunidades perto da sede da empresa, oferecendo vagas de emprego como de jovem aprendiz, estágio e trainee, além de cursos de profissionalização, comidas e produtos de empreendedores da região.
A advogada Carla Mabel, de 41 anos e moradora do Morro da Conceição – uma das comunidades do entorno da Pequena África – aprovou a feira, que considera muito importante para a população da região, que possui muitas pessoas negras.
“Estou achando otimo a ação da L’Oréal , pois é uma região que precisa. E faz todo sentido, uma região com vários moradores, diversos morros com uma grande quantidade de mulheres e homens pretos que estão em busca de emprego. Então um evento como esse é muito bacana“, diz Carla, que visitou a feira junto com a filha.
A realização da feira L’Oréal contou também com parceiros como o Grupo Cataratas, Pepsico, Sephora, Americanas S.A, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Mulheres Independes da Providência, Instituto AYÓ, Pacto Global da ONU no Brasil com o movimento “Raça é Prioridade”, e a 99 Jobs.