Livro de poesias “Encontro com a invenção”, de Elisa Lucinda, é lançado em dezembro

unnamed.jpg

Lançamento será no sábado, dia 7, na carioca Folha Seca e na quarta seguinte, 11 de dezembro, na Megafauna do Copan

A Pallas Editora está lançando o livro “Encontro com a Invenção”, de Elisa Lucinda, com 53 poemas que contam uma história de amor. O livro chegará às prateleiras neste mês de dezembro com eventos no Rio de Janeiro neste sábado (07) às 15h, na Livraria Folha Seca, e em 11 de dezembro, às 19h, na Livraria Megafauna, em São Paulo. Antes de autografar os exemplares, a poeta, atriz e jornalista vai trocar dois dedos de prosa com a plateia e recitar alguns versos.

“Essa mulher é um furacão, que arrebata o público e leitores com sua interpretação e textos sedutores transbordados de paixão. Certamente, os eventos de lançamento deste livro serão singulares”, comemora a editora Mariana Warth.

Elisa Lucinda lança mais um livro de poesias /Foto: Divulgação

Poeta, atriz e jornalista, Elisa explica a gênese da obra: “Quando um livro de poesia é escrito contando uma história, tendo o mesmo tema, é chamado de romanceiro. O caso mais conhecido entre nós, brasileiros, é o ‘Romanceiro da Inconfidência’, de Cecília Meireles, que faz um leque de poemas traduzindo em versos a história da Inconfidência Mineira.

Neste ‘Encontro com a invenção’, apresento Vítor, um personagem criado na ficção, mas que havia escapado para as bandas do real — o livro é o encontro destes mundos. Aos poucos, vamos compreendendo a dificuldade que ele tem de se adaptar ao que chamamos de realidade.

Mais não posso falar sem revelar, sem dar spoiler, pois aqui não é um livro de poesia simplesmente. É uma história romântica com começo, meio e fim, feita através de poemas diversos.

A literatura é um vasto campo sem porta ou cancela; e sua lanterna é a palavra, sempre à nossa frente, desenhando horizontes, fazendo a trilha a ser caminhada. Vem comigo. Está garantida a estrada onde antes não havia nada”, escreve no prefácio a artista, que há mais de 20 anos apresenta nos palcos do mundo o espetáculo teatral “Parem de falar mal da rotina”.

Quem é Elisa Lucinda

Elisa Lucinda é poeta, atriz, jornalista capixaba com mais de vinte livros publicados. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015, com o livro “Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada”; e finalista no Prêmio Jabuti em 2022, com “Quem me leva para passear”. Pela coleção infantil Amigo Oculto ganhou o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ, em 2002.

Fundou, com Geovana Pires, o Instituto Casa Poema – que desenvolve projetos para popularizar e usar poesia como equipamento de cidadania. Em 2009, recebeu o Prêmio Bertha Lutz por sua obra em defesa do direito e valorização da mulher. Em 2020, ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado pelo conjunto da obra. Na Academia Brasileira de Cultura, ocupa a cadeira 41 que pertenceu a Olavo Bilac.

Leia: Câmara dos Deputados aprova projeto de política de proteção às trabalhadoras domésticas resgatadas de trabalho escravo

Deixe uma resposta

scroll to top