“Kawó – o rei chama”: espetáculo teatral infanto-juvenil vai circular pelo Rio de Janeiro

2025-KAWO-©-Renato-Mangolin-foto-2-1-1.jpg

O Sesc RJ apresenta a obra Kawó – o rei chama , com idealização, direção e dramaturgia de Gabriel Mendes, vai circular por unidades no estado do Rio de Janeiro. No palco seis atores negros, acompanhados de dois músicos, constroem e personificam uma África ancestral, mítica e carregada de simbologias.  

Kawó – o rei chama é a terceira parte da Trilogia dos Orixás, o primeiro foi a cena curta Jogo da Velha, seguido de Omi – do leito ao mar, e todos  momentos desta trilogia contemplados por premiações.

Foto: Renato Mangolin

Espetáculo teatral voltado para o público infanto-juvenil recebeu, recentemente, 17 indicações na 9ª edição do prêmio CBTIJ, incluindo melhor espetáculo, melhor direção, melhor elenco, melhor direção de produção e 3 indicações em atuação cênica, entre outras.

O espetáculo é  centrado na trajetória do orixá Xangô, importante divindade presente na mitologia do povo Ioruba Nagô, representante da justiça, do fogo e do trovão.

Com elenco  formado de atores e atrizes negros, celebra a herança ancestral desse povo e dessa figura, transportando o público para uma Nigéria mítica, em que uma família prepara um grande banquete para que, ao redor do fogo, possam lembrar de antigas histórias que ajudam a perpetuar Xangô como um grande homem e um deus ainda maior. Através de cada itan (mitos da tradição iorubá) é possível explorar a relação dessa figura e de seu povo, entendendo suas glórias e imperfeições, como também sua trajetória até se tornar um orixá.

Programação – Datas – locais

16 de março – Sesc São João de Meriti – Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti
23 de março  – Sesc São Gonçalo – Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
30 de março – Sesc Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis
4 de maio – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis
28 de setembro – Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu

Leia também: Cantora Elza Soares é uma das 5 homenageadas com estátua em São Paulo

Deixe uma resposta

scroll to top