Jovem negro é é vítima de bala perdida no Rio de Janeiro: 45º caso somente em 2023

jean-jerry-reproducao-edited.webp

Um jovem negro de 17 anos morreu após ser atingido por uma bala perdida, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no último sábado (18). Jean Jerry chegava em casa com a família, quando foi baleado. Segundo testemunhas, policiais militares faziam uma perseguição na altura da favela Faz Quem Quer.

Jean chegou a ser levado para a UPA de Rocha Miranda e depois foi transferido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, os policiais do 41º BPM de Irajá, foram chamados para prestar apoio a um motorista na região, que estava com o filho ferido no carro.

Jean Jerry foi atingido por bala perdida neste sábado (18) – Foto: Redes sociais

O motorista contou que o filho foi atingido na favela Faz Quem Quer, em Rocha Miranda. Continuando a nota da assessoria, os policiais conduziram o pai e o jovem até a UPA de Irajá, de onde o adolescente foi transferido para o Hospital Salgado Filho.

A nota não cita sobre perseguição policial no local e o caso foi registrado na 40ª DP em Honório Gurgel.

O Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 339 Mário Tamborindeguy, onde Jean estudava, se manifestou sobre a morte do estudante.

“Com muito pesar, comunicamos o falecimento de nosso querido aluno Jean Jerry, se solidarizando com todos amigos e a família e nossa querida Professora Jaqueline, que é irmã do Jean, nesse momento tão triste e trágico. Que Jean encontre seu caminho de luz e que Deus conforte toda família nesse momento”.

O Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda, escola de vôlei onde o jovem frequentava, também emitiu nota de pesar.

“Com profundo pesar, nosso, sempre será nosso, atleta Jean Jerry veio a óbito na noite deste sábado dia 18/03. O NOVA ERA VÔLEI se solidariza com toda família e amigos nesse trágico e triste momento. Que nosso querido Jean siga um caminho de luz!!!! E que todos possam buscar conforto em suas crenças”.

Sobe o número de pessoas atingidas por bala perdida

De acordo com lavamento feito pela plataforma Fogo Cruzado, somente em 2023, o número de pessoas atingidas por bala perdida, subiu para 45 na Grande Rio: 32 ficaram feridas e 13 morreram. 

Uma mulher, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida enquanto conversava com os amigos em um bar em Santa Luzia,  São Gonçalo, no início da madrugada deste sábado (18). O caso está sob investigação.

De acordo com lavamento feito pela plataforma e o instituto de segurança pública, entre 2019 e 2022, 5.742 pessoas foram mortas pelas polícias em todo o estado do Rio de Janeiro, um aumento de 36% em relação ao quadriênio anterior. Mais de 70% dessas pessoas eram negras.

Leia também: Grande Recife atinge 200 vítimas de bala perdida, mostra relatório

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

Deixe uma resposta

scroll to top