A provável vitória de Rodri, do Manchester City, na estreia da Bola de Ouro 2024 gerou polêmica na imprensa europeia. O jornalista espanhol Lluis Miguelsanz, do diário Sport, declarou em sua coluna que a meia do Manchester City conquistará a “Bola de Ouro dos valores”.
“Por mais que pese a Florentino Pérez e aos torcedores do Real, muitas Bolas de Ouro foram mais que merecidas, e, se Rodri vence, terá sido duplamente. É uma grandíssima notícia para o futebol e para seus profissionais”. A coluna vai além ao afirmar que a derrota de Vinicius Jr. representa uma “lição para que aprenda a se comportar melhor e a respeitar seus rivais”.
O jornalista afirmou que a premiação de melhor atleta do ano na Bola de Ouro considera não apenas os títulos e o desempenho em campo, mas também os valores que o jogador representa.
Em sua análise, o jornalista sugeriu que Vinicius Jr., conhecido por sua postura contra o racismo, “tem muito o que aprender” quanto a atitudes e respeito dentro de campo. “Seus protestos constantes e provocações, além de comportamentos reprováveis no jogo e a impressão de que não evolui, certamente os custaram votos”, escreveu ele.
Diante da polêmica, a delegação do Real Madrid, que inicialmente pretendia enviar representantes a Paris, optou por cancelar sua presença no evento ao tomar conhecimento da derrota provável de Vinicius Jr.
De acordo com informações da agência AFP, o clube espanhol cancelou o voo fretado e dispensou os 50 participantes, incluindo indicados ao prêmio, familiares e funcionários, após ser informado de que o brasileiro não seria eleito o melhor jogador do mundo.
Desde 2007, quando Kaká venceu a premiação, o Brasil não conquistou a Bola de Ouro. O jogador mais próximo de repetição foi feito por Neymar, que alcançou a terceira colocação em duas graças, em 2015 e 2017.
Leia também:Reporter italiano afirma que Vini Jr. não comparecerá a Bola de Ouro porque sabe que não vai vencer