Um artigo, publicado no jornal ABC da Espanha, usou palavras racistas quando se referiu ao guineense Ansu Fati, após a vitória do Barcelona contra o Ferencváros por 5 a 1, em partida válida pela Copa dos Campeões, na última terça-feira (20), em Barcelona, na Espanha.
No texto, o autor, o jornalista Salvador Sostres, usa palavras racistas para fazer uma comparação do atacante catalão a um vendedor ambulante por causa da sua velocidade. “Ansu correndo tem algo de gazela, de mantero (vendedor ambulante) jovem e negro que, de repente, seria visto correndo no Paseo de Gracia quando alguém grita: “Água, água!”, anunciando que a Guarda Urbana teria chegado”, escreveu no artigo.
Assim que tomou conhecimento do artigo, o jogador Griezmann fez uma publicação em sua rede social, destacando as falas racistas do jornalista e pedindo respeito ao colega de time. “Ansu é um garoto excepcional, que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à grosseria”, escreveu.
Na manhã desta quinta-feira (22), após repercussão negativa, as falas racistas usadas pelo jornalista foram retiradas e acrescentado logo no início da publicação uma nota com pedidos de desculpas. “Nesta crônica, no desejo de elogiar a beleza dos movimentos de Ansu, e sua classe de jogador muito jovem, algumas expressões foram tomadas como um desprezo racista. Nada mais longe da minha intenção, nem da minha opinião, muito favorável ao jogador como tenho expresso em todos os meus relatórios desde que ele estreou. Lamento profundamente o mal-entendido e peço desculpas a todos que possam ter ficado ofendidos. ”
Segundo o jornal espanhol El Confidencial, o Barcelona vai entrar com uma ação judicial contra o jornal que fez a publicação e contra o jornalista.