Jongo da Serrinha completa 60 anos e apresenta nova matriarca

IMG_4997-Lazir-e-Deli.jpg

Nos dias 7 e 8 de outubro, a Arena Fernando Torres – Parque Madureira, a partir das 19h, será o palco da parceria entre o Jongo da Serrinha e o grupo Razões Africanas, que traz para o público a vivência de grandes nomes do Jongo e do samba através do espetáculo “Vida ao Jongo”, que comemora os 60 anos do Jongo e apresenta Deli Monteiro como a nova matriarca, em substituição à Tia Maria.

Lazir e Deli – Foto: Spectaculu Arte e Tecnologia

Sob o comando de Deli Monteiro e Lazir Sinval, descendentes diretas das famílias jongueiras tradicionais de Madureira, o jongo aparece como o grande anfitrião dos outros ritmos afro-brasileiros como o samba, o côco, o ijexá, a ciranda, o maracatu e o afoxé.

“Graças a Vovó Maria Joana e sua conduta visionária, chegamos até aqui. Esse show será cheio de comemorações, inclusive do aniversário da nossa nova matriarca. Mas será um espetáculo de resistência e agradecimento pela vida, pela perpetuação e disseminação da cultura jongueira pelo país e, sobretudo nas escolas e universidades”, conta Lazir Sinval, compositora da música que dá nome ao espetáculo, Vida ao Jongo.

Nova Matriarca 

Depois do falecimento de Tia Maria do Jongo, aos 98 anos, em maio de 2019, o jongo ficou um bom tempo de luto. Agora, quando completa seis décadas de existência, o Jongo da Serrinha terá Deli Monteiro como nova matriarca. Neta de vovó Maria Joana, rezadeira, parteira, mãe de santo e quem criou o jongo da serrinha no seu terreiro, cabana de Xangô, em 1962.

Leia também: Memorial da América Latina recebe Festival Sons da Rua, neste sábado

Ao perceber que o jongo poderia ficar em extinção por causa das mortes dos mais velhos, vovó Maria Joana expandiu a dança além da Serrinha e a reinventou, permitindo a participação das crianças, o que antes era inimaginável.

Standarte do Jongo da Serrinha – Foto: Matheus José Maria

Para Deli, a nomeação foi surpreendente. “Fui pega de surpresa, mas estou extremante grata e orgulhosa em ser a nova matriarca. Vivo o Jongo desde o ventre da minha mãe e faço show desde a minha infância, quando acompanhava meu tio, Mestre Darcy, pelo Brasil afora. Espero que Deus e os orixás me deem muita saúde para eu continuar a trabalhar em prol do Jongo da Serrinha, sempre elevando e trazendo comigo o legado dos nossos ancestrais como minha avó e Tia Maria do Jongo”, finaliza a cantora.

Serviço:

“Vida ao Jongo”

Local: Arena Fernando Torres – Parque Madureira 

Datas: 07 de Outubro – 19h00 – Sexta/ 08 de Outubro – 19h00 – Sábado 

Duração: 90 minutos e classificação livre

0 Replies to “Jongo da Serrinha completa 60 anos e apresenta nova matriarca”

Deixe uma resposta

scroll to top