Jonathan Ferr celebra o mês da Consciência Negra com lançamento de vídeos ao lado de do Coral Unique 

unnamed-e1732046163584.png

Artista se juntou ao coral para gravar as faixas “Meu Sol” e “Liberdade”

Após uma turnê bem sucedida pela Europa, passando por cidades como Manchester, Londres, Lisboa e Coimbra, o pianista, compositor e produtor brasileiro Jonathan Ferr –  o maior expoente do urban jazz no país – celebra o mês da Consciência Negra com o lançamento de gravação de em vídeo de duas faixas autorais: “Meu Sol”, disponível a partir de 14 de novembro, em parceria com o canal de tv Trace e a faixa  “Liberdade”, a partir de 19 de novembro, ambas também disponíveis no Youtube em uma session ao vivo. 

Em colaboração com o Coral Unique, Ferr incorpora uma estética de sonoridade gospel que remete ao Harlem, e das igrejas batistas negras nos Estados Unidos, evocando a celebração da cultura negra e suas tradicionais manifestações negro spiritual. 

O resultado é um encontro poderoso entre as nuances vocais do Unique e a profundidade do jazz de Jonathan, explorando harmonias e dinâmicas que caracterizam a obra do artista.  

“É  um material que por si só já carrega muita força, e ganha ainda mais impacto quando lançado no contexto do Novembro Negro”, explica Ferr. “A produção explora minhas referências gospel, como Kirk Franklin,Hezekiah Walker, Yolanda Adams e outros. É um referência tanto no aspecto da abordagem musical quanto na dimensão espiritual, trazendo uma aura de positividade e celebração da nossa cultura.”

Com uma forte conexão com o gospel, Ferr construiu uma base musical que mescla harmonia e improvisação, pilares fundamentais tanto no gospel quanto no jazz. Este lançamento reflete essa intersecção. 

Com uma forte conexão com o gospel, Ferr construiu uma base musical que mescla harmonia e improvisação – Foto: divulgação.

Em “Liberdade”, faixa que também dá nome ao seu álbum mais recente, e que este ano foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Lançamento do ano. O artista explora temas de emancipação e auto aperfeiçoamento, se performar o que os outros esperam da gente, inspirando a busca pela melhor versão de si e a quebra das amarras sociais. 

Já “Meu Sol”, originalmente gravada com Rashid e Dua Avuá, carrega influências da filosofia africana, do filosofo congolês Bunseki Fu-kiau que fala sobre acender o nosso sol interior.   

“Esse projeto realiza um desejo antigo de gravar com um coral e explorar diferentes texturas vocais”, comenta Ferr. “Estou muito grato por esta parceria com o Coral Unique e essa session com a banda que me acompanha na estrada e esteve na tour comigo“.

“Essas duas faixas mais do que qualquer coisa, é para celebrar a vida, a existência, a nossa subjetividade, e a nossa espiritualidade. É para lembrar que o amor e a alegria são nossa maior tecnologia para caminhar nesse mundo. Essas músicas me fazem lembrar o quanto viver é um presente e espero que as pessoas se conectem com seus propósitos de vida ao ouvirem esse som.”  

Sobre Jonathan Ferr 

Em janeiro de 2023, Jonathan lançou seu álbum mais recente, “Liberdade”. Com a proposta de ‘samplear’ a si mesmo. O proje to completo totaliza dez faixas. Trazendo como participações especiais nomes de destaque da nova geração da música nacional, dentre eles Coruja BC, Zudzilla, Luedji Luna, Rashid, Jesuton, Tuyo e Kaê Guajajara, entre outros. Em “Liberdade”, o artista propõe quebrar as fronteiras entre o jazz, R&B e Hip-Hop. 

Ferr se apresentou, ainda, na primeira edição do festival internacional Primavera Sound no Brasil (2022), foi atração no line-up da última edição do Noites Cariocas (2023), tradicional festival da cidade do Rio de Janeiro, que acontece no Morro da Urca, e da primeira edição do festival The Town (2023), em São Paulo. Além disso, em 2022 e 2023 o artista foi indicado ao Prêmio Multishow na categoria de Melhor Instrumentista. Atração musical da cerimônia de entrega do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, também concorreu ao Prêmio da Música Brasileira em 2024 na categoria Melhor Lançamento do Ano com o álbum LIBERDADE.

Sobre a Som Livre

A Som Livre é uma empresa de música que faz parte da Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas. Também atua em diversos eventos, como Festeja e Samba Demais.

Acompanhe a Som Livre nas redes:

Instagram Som Livre

Facebook Som Livre

Twitter Som Livre

YouTube Som Livre

LinkedIn Som Livre

Leia mais notícias aqui: Veneno, bomba e tiro: PF prende grupo que planejou golpe de Estado e assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Deixe uma resposta

scroll to top