Ícone do site Notícia Preta

Morre John Thompson, o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Ele foi o primeiro treinador negro a vencer o campeonato da NCAA

“Big John’ foi o último treinador universitário a comandar a seleção norte americana antes do “Dream Team” – Foto: Chris Gardner

O ex-treinador John Thompson faleceu nesta segunda-feira (31) aos 78 anos. De acordo com nota da família, publicada pela Universidade de Georgetown (EUA). Lendário, Thompson é detentor de uma carreira com 71% de aproveitamento. A causa do óbito ainda é desconhecida. “Nosso pai foi uma inspiração para muitos e dedicou sua vida não apenas ao desenvolvimento dos jovens mas, o mais importante, também fora da quadra de basquete”, escreveu a família. 

Em 1984, John Thompson tornou-se o primeiro treinador negro da história a vencer o National Collegiate Athletic Association (NCCA). Com uma carreira que estabeleceu os números de 596 vitórias em 835 jogos (71% de aproveitamento), recebeu diversas homenagens, Entre elas, o prestígio de ter o nome registrado no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e National Collegiate Basketball Hall of Fame. 

Em 1988, Thompson foi o técnico da equipe dos Estados Unidos que disputou as Olimpíadas de Seul, a última formada apenas por jogadores universitários.

Após se aposentar dos comandos das quadras de basquete, John Thompson atuava como comentarista esportivo de rádio e televisão. 

Sair da versão mobile