Conheça os jogadores africanos mais marcantes da UEFA Champions League

Snapinsta.app_449661138_1845445252527757_7622723043716485128_n_1080.jpg

A UEFA Champions League, competição de clubes da Europa e a principal no mundo, retornou na última terça-feira (17). A Champions (ou Liga dos Campeões da Europa) é uma competição que começou no século passado, em 1955, e que se tornou cada vez mais relevante com o passar dos anos, com participações marcantes de jogadores africanos nas edições.

Apesar de ser uma competição europeia, ao decorrer do tempo e com o avanço da globalização e do domínio do futebol europeu em relação ao restante do mundo, a Champions League passou a reunir talentos não só da Europa, mas também de outros continentes, inclusive a África.

Muitos campeões da Champions League contaram com grandes nomes do futebol africano para chegar até a glória máxima. Confira a seguir alguns dos principais jogadores de origem africana:

Didier Drogba – Olympique Marselha, Chelsea FC e Galatasaray

Drogba atualmente é embaixador da saúde e do esporte na OMS /Foto: Reprodução/Instagram @didierdrogba

O marfinense Drogba é um dos grandes ídolos do Chelsea (Inglaterra) e peça-chave no primeiro título de Champions League dos Blues de Londres.

Em 2012, na final contra o Bayern de Munique, quando o time alemão vencia por 1 a 0, Drogba marcou o gol que empatou a partida para o Chelsea e levou o jogo para a prorrogação. O título foi decidido na disputa por pênaltis e foi o próprio Didier quem cobrou o pênalti decisivo que sagrou o Chelsea campeão pela primeira vez.

Drogba também jogou a Champions League em outros anos por Olympique Marselha (França) em 2003/04, e por Galatasaray (Turquia) em 2012/13 e 2013/14. O marfinense tem 92 partidas e 44 gols na competição.

Mohamed Salah – Chelsea FC, AS Roma e Liverpool FC

Salah é o terceiro maior artilheiro da história do Liverpool /Foto: Reprodução/Instagram @mosalah

Apelidado de “faraó” pelos torcedores do Liverpool, o egipicío é o grande símbolo da geração vitoriosa do clube inglês a partir do ano de 2017.

Salah venceu a Champions League pelo Liverpool em 2019 e foi o autor de um dos gols que deu o título para os Reds na grande final contra o Tottenham.

Ele também disputou a Champions por Chelsea e Roma (Itália), tendo disputado apenas uma temporada por cada clube. Portanto, a maior parte de seus números na competição foram pelo Liverpool. São 80 jogos, 44 gols e 15 assistências. Mo Salah está empatado com Drogba na artilharia africana da Champions League.

Samuel Eto’o – Real Madrid, Mallorca, Barcelona, Inter de Milão e Chelsea FC

Atualmente, Eto’o é o presidente da Federação Camaronesa de Futebol /Foto: Reprodução/Instagram @samueletoo

Eto’o é uma das figuras mais marcantes da história da competição. O camaronês tem quatro títulos de Champions League conquistados por três equipes diferentes.

Seu primeiro título foi defendendo o Real Madrid, em 1999/2000, quando tinha apenas 19 anos. Alguns anos depois ele viria a conquistar a Europa pelo Barcelona, em 2006 e em 2009. Ele marcou um gol em cada uma das finais que jogou pelo Barça e foi eleito o melhor em campo na final de 2005/06 contra o Arsenal.

Samuel ainda realizou a façanha de ser campeão duas vezes consecutivas. Isso porque após vencer a Champions em 2009, ele foi envolvido em uma negociação entre Barcelona e Inter de Milão e trocado por Zlatan Ibrahimović. O camaronês rumou para o time italiano e foi campeão com a Inter em 2010, tendo inclusive vencido o seu ex-clube nas semi-finais.

Ele ainda teve duas passagens por Mallorca e Chelsea, mas sem títulos conquistados. No total, Eto’o tem 78 partidas, 30 gols e 20 assistências na Champions League.

Samuel Kuffour – Bayern de Munique

Kuffour tem 59 partidas pela seleção de Gana /Foto: Acervo histórico/Bayern Munich

O zagueiro ganês foi um dos pilares defensivos do Bayern de Munique entre o final do século XX e o começo do XXI. Kuffour foi campeão da Champions League com os Bávaros em em 2001.

Ele jogou a competição apenas pelo Bayern de Munique, tendo disputado 72 partidas em nove edições, entre os anos de 1994 e 2005.

Sadio Mané – Liverpool FC e Bayern de Munique

Juntamente do egípicio Salah, Mané é um dos ídolos da geração mais recente do Liverpool. O senegalês foi um dos integrantes do histórico trio de ataque dos Reds, juntamente de Mohamed Salah e do brasileiro Roberto Firmino.

Sadio participou diretamente de 24 gols em 37 partidas nas três campanhas em que o Liverpool chegou à final da Champions League. Ele venceu a competição na temporada 2018/19.

Após deixar o Liverpool em 2022, Mané chegou a disputar a competição pelo Bayern de Munique na temporada 22/23, mas sem muito destaque. Ao todo, o senegalês tem 64 jogos e 27 gols marcados na Champions League.

Leia também: Vini Júnior recebe troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões

Emive Ferreira

Emive Ferreira

Estudante de jornalismo de 20 anos, criado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apaixonado por esportes e hip hop.

Deixe uma resposta

scroll to top