Conheça os jogadores africanos mais marcantes da UEFA Champions League

Snapinsta.app_449661138_1845445252527757_7622723043716485128_n_1080.jpg

A UEFA Champions League, competição de clubes da Europa e a principal no mundo, retornou na última terça-feira (17). A Champions (ou Liga dos Campeões da Europa) é uma competição que começou no século passado, em 1955, e que se tornou cada vez mais relevante com o passar dos anos, com participações marcantes de jogadores africanos nas edições.

Apesar de ser uma competição europeia, ao decorrer do tempo e com o avanço da globalização e do domínio do futebol europeu em relação ao restante do mundo, a Champions League passou a reunir talentos não só da Europa, mas também de outros continentes, inclusive a África.

Muitos campeões da Champions League contaram com grandes nomes do futebol africano para chegar até a glória máxima. Confira a seguir alguns dos principais jogadores de origem africana:

Didier Drogba – Olympique Marselha, Chelsea FC e Galatasaray

Drogba atualmente é embaixador da saúde e do esporte na OMS /Foto: Reprodução/Instagram @didierdrogba

O marfinense Drogba é um dos grandes ídolos do Chelsea (Inglaterra) e peça-chave no primeiro título de Champions League dos Blues de Londres.

Em 2012, na final contra o Bayern de Munique, quando o time alemão vencia por 1 a 0, Drogba marcou o gol que empatou a partida para o Chelsea e levou o jogo para a prorrogação. O título foi decidido na disputa por pênaltis e foi o próprio Didier quem cobrou o pênalti decisivo que sagrou o Chelsea campeão pela primeira vez.

Drogba também jogou a Champions League em outros anos por Olympique Marselha (França) em 2003/04, e por Galatasaray (Turquia) em 2012/13 e 2013/14. O marfinense tem 92 partidas e 44 gols na competição.

Mohamed Salah – Chelsea FC, AS Roma e Liverpool FC

Salah é o terceiro maior artilheiro da história do Liverpool /Foto: Reprodução/Instagram @mosalah

Apelidado de “faraó” pelos torcedores do Liverpool, o egipicío é o grande símbolo da geração vitoriosa do clube inglês a partir do ano de 2017.

Salah venceu a Champions League pelo Liverpool em 2019 e foi o autor de um dos gols que deu o título para os Reds na grande final contra o Tottenham.

Ele também disputou a Champions por Chelsea e Roma (Itália), tendo disputado apenas uma temporada por cada clube. Portanto, a maior parte de seus números na competição foram pelo Liverpool. São 80 jogos, 44 gols e 15 assistências. Mo Salah está empatado com Drogba na artilharia africana da Champions League.

Samuel Eto’o – Real Madrid, Mallorca, Barcelona, Inter de Milão e Chelsea FC

Atualmente, Eto’o é o presidente da Federação Camaronesa de Futebol /Foto: Reprodução/Instagram @samueletoo

Eto’o é uma das figuras mais marcantes da história da competição. O camaronês tem quatro títulos de Champions League conquistados por três equipes diferentes.

Seu primeiro título foi defendendo o Real Madrid, em 1999/2000, quando tinha apenas 19 anos. Alguns anos depois ele viria a conquistar a Europa pelo Barcelona, em 2006 e em 2009. Ele marcou um gol em cada uma das finais que jogou pelo Barça e foi eleito o melhor em campo na final de 2005/06 contra o Arsenal.

Samuel ainda realizou a façanha de ser campeão duas vezes consecutivas. Isso porque após vencer a Champions em 2009, ele foi envolvido em uma negociação entre Barcelona e Inter de Milão e trocado por Zlatan Ibrahimović. O camaronês rumou para o time italiano e foi campeão com a Inter em 2010, tendo inclusive vencido o seu ex-clube nas semi-finais.

Ele ainda teve duas passagens por Mallorca e Chelsea, mas sem títulos conquistados. No total, Eto’o tem 78 partidas, 30 gols e 20 assistências na Champions League.

Samuel Kuffour – Bayern de Munique

Kuffour tem 59 partidas pela seleção de Gana /Foto: Acervo histórico/Bayern Munich

O zagueiro ganês foi um dos pilares defensivos do Bayern de Munique entre o final do século XX e o começo do XXI. Kuffour foi campeão da Champions League com os Bávaros em em 2001.

Ele jogou a competição apenas pelo Bayern de Munique, tendo disputado 72 partidas em nove edições, entre os anos de 1994 e 2005.

Sadio Mané – Liverpool FC e Bayern de Munique

Juntamente do egípicio Salah, Mané é um dos ídolos da geração mais recente do Liverpool. O senegalês foi um dos integrantes do histórico trio de ataque dos Reds, juntamente de Mohamed Salah e do brasileiro Roberto Firmino.

Sadio participou diretamente de 24 gols em 37 partidas nas três campanhas em que o Liverpool chegou à final da Champions League. Ele venceu a competição na temporada 2018/19.

Após deixar o Liverpool em 2022, Mané chegou a disputar a competição pelo Bayern de Munique na temporada 22/23, mas sem muito destaque. Ao todo, o senegalês tem 64 jogos e 27 gols marcados na Champions League.

Leia também: Vini Júnior recebe troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões

Deixe uma resposta

scroll to top