Jogador senegalês sofre crise de ansiedade após insulto racista em jogo na Espanha

RACISMO-2.webp

Senegalês que atuou nas categorias de base do CFC Tietê-SP é levado ao hospital com crise de ansiedade aguda, após ser vitima de racismo, durante jogo pela quarta divisão da Espanha

No último domingo (09), durante a partida entre os times B de Deportivo La Coruña e Racing Santander em Abegondo, na Espanha, o jogador Alioune Mané, da equipe do Deportivo Fabril, foi alvo de um comentário racista, segundo relatos. Após o episódio, o jogador teve uma crise de ansiedade dentro de campo, e foi levado ao hospital.

Ao final do jogo, um jogador do Rayo Cantabria, que não teve o nome mencionado, insultou Alioune com falas racistas, de acordo com o jornal espanhol As, o jogador chamou Alioune de ‘’macaco de m*rda’’. A agressão verbal foi imediata e o jogador ficou profundamente abalado e apresentou um quadro de ansiedade aguda, precisando ser levado ao hospital, recebendo alta ainda na noite de domingo.

O árbitro do jogo, Hugo Alonso, descreve em seu relatório o seguinte: No momento em que esses fatos ocorreram, tanto eu quanto meus assistentes estávamos no campo de jogo gerenciando o confronto mencionado e não ouvimos nenhum insulto ou qualquer expressão de cunho racista.

O jogador Senegalês recebeu o apoio do clube após o episódio /Foto: La Coruña – Divulgação

O Deportivo Fabril se pronunciou após a partida, condenando o ocorrido. O clube declarou que o insulto sofrido por Alioune é “absolutamente inaceitável” e reforçou que atitudes racistas não têm espaço no futebol, no esporte ou na sociedade. 

O RC Deportivo expressa sua mais forte condenação ao ato de racismo sofrido pelo nosso jogador Mané durante a partida disputada pelo Deportivo Fabril contra o Rayo Cantabria. Esse tipo de comportamento é absolutamente inaceitável e não tem lugar no futebol, no esporte em geral ou na sociedade“, começou a nota, que continua:

O RC Deportivo é um clube firmemente comprometido com a inclusão, o respeito e a diversidade e não tolerará qualquer manifestação de intolerância. Continuaremos lutando com todos os recursos à nossa disposição para erradicar esses atos de ódio dentro e fora de campo. O Clube tomará todas as medidas necessárias para garantir que incidentes deste tipo não ocorram novamente”.

Leia também: Conmebol aplica sanções ao Cerro Porteño por racismo direcionado a Luighi, jogador do Palmeiras

Michely Alves

Michely Alves

Formada em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho e cria de Osasco, sou apaixonada por livros, cultura pop, esportes, futebol de várzes é meu amor, fotografia, samba. Meu primeiro contato com o jornalismo foi através do coletivo Desenrola e Não Me Enrola onde fui repórter do Você Repórter da Periferia acessando a cidade de São Paulo e mostrando para o mundo o poder das nossas periferias.

Deixe uma resposta

scroll to top