Após ser expulso aos 12 minutos do segundo tempo na partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, no último domingo (22), o atacante Carlinhos ouviu diversos xingamentos e insultos racistas enquanto se encaminhava para o vestiário da Arena Grêmio.
Ao entrar no túnel que leva para os vestiários, Carlinhos foi xingado diversas vezes e no vídeo publicado pelo site do LANCE! se ouve uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. Em nota, o Flamengo declarou apoio total ao atleta e diz aguardar posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Por sua vez, o Grêmio afirmou em nota, ter identificado um dos torcedores que teria supostamente insultado Carlinhos, que ao ser indagado pelo clube sobre o ocorrido, informou que sempre acompanha os jogos daquela mesma posição (próximo aos túneis de saída).
“Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR“.
O torcedor disse que após presenciar o ato do atleta do Flamengo de vandalizar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.
“O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos“, afirma em nota.
Ao final da nota, o Grêmio se colocou à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso, e reforçou seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação.
Leia também: Torcedor pagará multa após ser condenado por racismo contra Vini Jr