Inteligência Artificial: 40% de todos os empregos no mundo devem ser impactados por IA, alerta ONU

pexels-sanketgraphy-16380905.jpg

De acordo com um relatório desenvolvido pela ONU e divulgado nesta segunda-feira (07), a Inteligência Artificia (IA) deve impactar 40% dos empregos no mundo. Segundo a análise da da ONU Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o impacto pode estar relacionado tanto a benefícios, mas também a preocupações sobre substituições no mercado.

Os benefícios da automação orientada por IA geralmente favorecem o capital em detrimento do trabalho, o que pode ampliar a desigualdade e reduzir a vantagem competitiva do trabalho de baixo custo em economias em desenvolvimento“, diz a ONU, que também acredita que a IA também pode gerar prdutividade e criar novas indústrias.

Foto: Pexels

Investir em requalificação, atualização de habilidades e adaptação da força de trabalho é essencial para garantir que a IA melhore as oportunidades de emprego em vez de eliminá-las“, aponta a UNCTAD. Os dados indicam que até 2033, o mercado relacionado a IA pode alcançar US$ 4,8 trilhões (cerca de R$ 27 trilhões).

De acordo com os cálculos da UNCTAD, as áeras de trabalho de economias avançadas possuem mais trabalhadores expostos à inteligência artificial (33%). Além disso, ainda é provável que os benefícios das IAs fiquem mais concentrados em algumas poucas economias, mas o documento aponta a importância de desenvolver estratégias para o uso dessa tecnologia.

O posicionamento estratégico nessas áreas determinará se as nações podem adotar a IA de forma eficaz, promover a inovação local e alinhar o desenvolvimento da IA ​​com suas necessidades socioeconômicas“, diz o relatório.

Leia também: Mais de 70% dos entregadores de aplicativo não contribuem para a Previdência, revela pesquisa

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top