Nesta segunda-feira (16) foi decidido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) por meio de nota, que os gestores de instituições de ensino próximo a área de queimadas podem optar pela suspensão das aulas, caso sejam identificados riscos à saúde da comunidade escolar.
A postagem foi feita no site da SEEDF, que também ressaltou que posteriormente, as unidades que aderirem à suspensão, terão que apresentar um calendário de reposição das aulas perdidas. Apenas 2 escolas teriam feito a adesão, segundo a secretaria, até aproximadamente 9h da manhã.
Na Universidade de Brasília (UnB), já havia sido decidido pelo Decanato de Gestão de Pessoas, a suspensão do expediente presencial em toda a instituição de ensino. Foi considerado que as condições climáticas adversas e a baixa qualidade do ar, decorrente das queimadas, afetam a saúde e a segurança da comunidade. As atividades seguem remotamente.
No caso dos dirigentes que optarem por manter as atividades de forma ininterrupta, será necessário estabelecer plantões e escalas de serviços, de forma a evitar prejuízos a essas unidades e às comunidades atendidas.
Qualidade do ar
O site de monitoramento em tempo real da empresa suíça IQAir, aponta nesse momento (11h30), a qualidade do ar no Distrito Federal como “moderada”, devido à concentração de micropartículas atmosfera. A exposição a elas pode causar, inclusive, consequências a curto e longo prazo em caso de inalação.
A taxa de poluentes na atmosfera chegou a ser cinco vezes maior do que o valor de referência anual para a qualidade do ar definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje (16), é de 2,8x.
Recomendações:
- Evitar atividades físicas ao ar livre – especialmente para grupos sensíveis, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades;
- Manter janelas e portas fechadas, para evitar a entrada do ar poluído;
- Usar máscaras do tipo PFF2, PFF3 ou N95 em ambientes externos;
- Manter-se hidratado;
- Usar umidificadores e/ou, se possível, purificadores de ar.
Leia também: “Contar histórias de pessoas que sonham e acreditam nas suas histórias”, diz Rene Silva sobre seu programa