Estão abertas as inscrições gratuitas para formação de audiovisual. Podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos e que tenham interesse ou que buscam conhecer e/ou se aprimorarem no fazer cinematográfico. A formação será realizada presencialmente ao longo de uma semana, no Instituto Cervantes, localizado na Rua dos Inconfidentes, 600, na Savassi, em Belo Horizonte.
Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de abril através do Formulário On Line. A formação integra as atividades da 1ª SemanaLab, braço formativo da Semana de Cinema Negro, que visa fortalecer e contribuir para a formação de produtores e realizadores negros de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Aqueles que se inscreverem terão aulas de produção, roteiro, direção, fotografia, som, edição entre os dias 22 a 28 de abril e ao final receberão um certificado de participação. Há possibilidade de participar do curso completo, ou de apenas de um ou mais dias. As pessoas receberão certificado de cada uma das aulas que comparecerem.
De acordo com a roteirista Renata Martins, formada em cinema pela universidade Anhembi Morumbi e Pós Graduada em linguagens da Arte pela USP, que ministrará uma das masterclass, afirma que compartilhar processos é uma das etapas do processo de formação e ampliação de repertório.
É muito importante que estudantes, amadores e profissionais negros do audiovisual tenham acesso a esse espaço de escuta e troca, a partir do ponto de vista de outro profissional negro, visto que há pontos ancestrais e sociais que os conectam.
“Eu recebi esse convite com muito entusiasmo e tenho refletido muito sobre os mananciais discursivos e os caminhos da escrita do papel à tela. Essa aula-encontro nada mais é do que compartilhar tais processos em voz alta com público presente e, quem sabe, estimular a reflexão sobre os processos criativos individuais a partir da articulação de elementos narrativos que estruturam a contação das histórias”, explica.
Além das masterclass, o programa também oferece a oficina: “O que é cinema para nós?”, com estudantes de Escolas Públicas, no Cine Santa Tereza, de 9h às 12h na quarta-, dia 24 de abril. Voltado para o público jovem, esta oficina busca introduzir o que é cinema, de forma decolonial, e suas possibilidades como forma de expressão e representação em busca de criar novos imaginários profissionais e de fabular novas possibilidades de vida.
Leia também: Inscrições para o “Acelera Iaô” encerram na próxima semana
Quem coordenará a oficina é Arthur Medrado, Doutor em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine/UFF e Mestre em Educação e graduado em Jornalismo pela UFOP, com período de mobilidade na UNLP/Argentina estudando comunicação audiovisual.