Enem 2024: inscrições são prorrogadas até 14 de junho

enem_aplicativo_30062110003.webp

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Elas terminariam na última sexta-feira (07), inicialmente, mas com a mudança, outras datas também foram alteradas.

Agora, o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 19 de junho, e as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social podem ser feitas até 14 de junho. Os estudantes deverão acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br, para se inscrever.

Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, anunciou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

As inscrições devem ser feitas online /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

O pagamento no valor de R$ 85 continua valendo, menos para os estudantes do Rio Grande do Sul, que estão isentos da taxa por conta do desastre climático que atinge o estado. O pagamento pode ser feito tanto por pix, quanto por cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto.

Ainda segundo o Ministério da Educação, nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, quase todos os alunos prestes a concluir o ensino médio na rede pública, já se inscreveram para fazer a prova. No Rio Grande do Sul, apesar da tragédia, 70% já fez sua inscrição.

A data das provas não mudou. Elas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro deste ano, em todo o país.

Leia também: MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top