Dois indígenas da etnia Pataxós foram assassinados a tiros na noite da última terça-feira (17), na BR-101, em Itabela, extremo sul do Estado da Bahia. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25.
A polícia relatou que a dupla foi atingida pelos tiros quando se deslocava do Povoado de Montinho para uma das fazendas que estavam ocupadas pelo grupo indígena Pataxós. O grupo está desde a posse do presidente Lula (1º de janeiro), no processo de retomada do seu território e já ocuparam três fazenda do extremo sul do Estado. As duas vitimas eram engajadas nesse movimento de reconquista das terras Pataxós.

Pessoas que estavam no local disseram que os disparos foram efetuados por homens em uma motocicleta e as vítimas foram atingidas nas costas. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. Ainda não se sabe quem cometeu e o que motivou o crime. A princípio, a Polícia Civil não dará mais detalhes sobre o crime, para que não interfira nas investigações.
Logo após o assassinato, os indígenas fizeram uma manifestação na BR-101, que durou de 19h às 22H. A rodovia ficou interditada por todo o tempo do protesto.
Devido aos conflitos frequentes com os fazendeiros, o Movimento Indígena da Bahia e a Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) fez pedidos de reforço de segurança dos moradores, aos ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A ministra dos povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais. “A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando . A situação no Extremo Sul da Bahia, está cada dia pior, agora a tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro”, escreveu.
Leia também: Ministério revoga medida que autoriza extração de madeira em terras indígenas
Ela também ressalta ja ter tomado medidas de segurança para o local. “Acionei o Ministério da Justiça para enviar a Força Nacional ao local que está com a BR 101 interditada por indígenas Pataxó, protestando contra estes cruel assassinatos dos jovens Samuel Cristiano 25 anos e Nawi Brito 16 anos.O Território Barra Velha aguarda a Portaria declaratória”, concluiu.
0 Replies to “Dois indígenas Pataxós foram assassinados na noite de terça-feira (17)”