Um novo foco de incêndio atingiu os barracões de escolas de samba da Série Ouro, na manhã desta quinta-feira (23). O imóvel, localizado na Via Binário do Porto, nº 288, no Santo Cristo, Zona Portuária, que abrigava os materiais de quatro agremiações, ficou destruído após ser consumido pelas chamas, na tarde desta quarta-feira (22).
Na quarta-feira, o fogo atingiu os barracões que abrigavam materiais de escolas de samba da Série Ouro, na Via Binário do Porto, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O imóvel, localizado próximo à Roda Gigante, guardava alegorias, fantasias e adereços das agremiações Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos do Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Porto da Pedra.

Mais de 40 bombeiros, de seis unidades diferentes, participaram do combate ao fogo, que começou por volta das 15h49. Ao todo, 13 viaturas foram mobilizadas para controlar as chamas. Às 17h30, os militares já estavam na fase de rescaldo. Não houve registro de feridos. A Defesa Civil deve realizar a perícia para identificar as causas do incêndio.
A Unidos do Jacarezinho informou que o fogo destruiu completamente os materiais que estavam sendo preparados para o Carnaval de 2026, ano em que a escola voltaria a desfilar na Marquês de Sapucaí após doze anos.
“Perdemos todo o projeto que vinha sendo desenvolvido para o nosso retorno à Sapucaí. Alegorias, adereços e fantasias ficaram completamente comprometidos. Agradecemos o apoio das escolas coirmãs e da Liga RJ, que estiveram conosco desde o início prestando toda a ajuda possível. Também nos solidarizamos com a Vigário Geral por essa enorme perda. Ainda não é possível mensurar os prejuízos totais”, declarou a agremiação em nota.
O cantor Xande de Pilares, que será homenageado pela Unidos do Jacarezinho no próximo desfile, se manifestou nas redes sociais após o incidente.
“Todo mundo já sabe o que aconteceu. Um incêndio atingiu os barracões de três escolas, o Jacarezinho, Vigário Geral e Belford Roxo. Falo com tristeza porque o Jacarezinho vai me homenagear no Carnaval. Claro que estou abalado, mas é nas dificuldades que mostramos nossa força. É hora de se reinventar e seguir em frente. Muita gente torce para nos ver desistindo, mas agora é o momento de nos unirmos e fazer algo bom nascer disso”, disse o artista em um vídeo publicado nos stories do Instagram.
Leia tambémXande de Pilares Lança Novo Single “Banho de Folhas”










