Secretário de Segurança do Maranhão atribui pânico em São Luís a fake news: “causa pânico e atrapalha a rotina”
Secretário de Segurança do Maranhão atribui pânico em São Luís a fake news: “causa pânico e atrapalha a rotina”
Maurício Martins, secretário de Segurança Pública (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, afirmou nesta sexta-feira (24) que a apreensão entre moradores da Grande São Luís foi intensificada por fake news espalhadas nas redes sociais. A declaração ocorreu em meio à onda de violência e tiroteios que atingem a região desde o último domingo (19) e já deixaram sete mortos e mais de dez feridos.
Durante entrevista ao telejornal Bom Dia Mirante, Martins destacou que a disseminação de boatos sobre ataques em escolas e outros locais públicos “é crime” e que os responsáveis serão identificados.
“Quem dissemina informações falsas comete crime igualmente às pessoas envolvidas nas ocorrências que estamos investigando. Vamos prender quem estiver envolvido direta ou indiretamente nesses episódios”, afirmou o secretário.
Maurício Martins, secretário de Segurança Pública (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Martins negou a existência de ataques a unidades de ensino e disse que a suspensão das aulas foi motivada pelo medo provocado por notícias falsas.
“Inexiste qualquer problema relacionado à presença de professores e alunos nas salas de aula. O que há é uma onda de fake news que causa pânico e atrapalha a rotina das famílias”, declarou.
Apesar da fala, universidades e escolas públicas e privadas continuam com aulas suspensas, entre elas a UFMA, UEMA e o IFMA.
O secretário também informou que o policiamento foi reforçado e que mais de 30 pessoas foram presas desde o início da semana. Ele, contudo, criticou a legislação penal brasileira, classificando-a como “frágil” no combate às organizações criminosas.
“Nós prendemos, mas a lei é branda. Muitos criminosos são liberados rapidamente em audiências de custódia”, disse Martins.
Segundo o titular da SSP, o governo estadual tem investido em segurança com a convocação de novos policiais e modernização de viaturas e delegacias.
“A Polícia está nas ruas e continuará atuando para garantir a tranquilidade da população”, concluiu.
Quase 60% das vítimas de crimes raciais nas redes sociais, entre 2010 e 2022, são mulheres. É o que mostra a pesquisa ‘Racismo e Injúria Racial Praticados nas Redes Sociais’,…
A África, segundo a entidade, vem enfrentando várias epidemias zoonóticas de forma bem sucedida A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para o surgimento de novos surtos de doenças zoonóticas,…
A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia, está com as inscrições abertas para o processo seletivo anual de seus cursos totalmente gratuitos, até o dia 16 de fevereiro. As…
Em dois anos, metade da população do Sudão vivem em insegurança alimentar aguda segundo a ONU, e cerca de 13 milhões foram deslocadas O conflito entre as Forças Armadas Sudanesas…
Mais do que permitir se conectar com o seu talento, para o ator Edmundo Vitor, o teatro abriu as portas para que o jovem nascido e criado na cidade de Cipó, interior…
As redes sociais Instagram e Facebook do historiador Jones Manoel foram retiradas do ar pela Meta na noite desta quarta-feira (06). Segundo ele, a empresa não comunicou sobre os motivos da…
Na próxima quinta-feira (9), o podcast Mano a Mano recebe a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. No episódio, Mano Brown e a Ministra conversam sobre as crises humanitária e…
A Revista GQ Brasil – edição julho/agosto chegou às bancas no último final de semana e a capa estampa Yuri Marçal, Rene Silva e o rapper Orochi – três jovens…
O Chef Danilo Parah, que trabalha no grupo Tremä chefiando o Rudä e o Mäska, foi eleito pela premiação Rio Show, do Jornal O Globo, como Chef Revelação em 2023.…