Mais de uma centena de imigrantes haitianos chegaram nesta terça-feira (3) ao sul da Flórida a bordo de um veleiro, em meio a uma onda migratória para este estado do sul dos Estados Unidos, informou a imprensa local.
O barco havia saído na última sexta-feira do Haiti, segundo um de seus passageiros, citado pelo jornal “Miami Herald”.
A Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos confirmou no Twitter a chegada de “um grande número de imigrantes” a Key Largo, localizada 110 km ao sul da cidade de Miami, sem informar a sua nacionalidade.
O número de ocupantes do veleiro varia segundo a fonte. Para o Miami Herald, eles eram mais de 100, enquanto a NBC Miami falou em cerca de 200.
O arquipélago do sul da Flórida recebeu centenas de migrantes nos últimos dias, a maioria cubanos. O xerife da região classificou a situação atual como uma “crise migratória em massa”.
Leia também: 35 imigrantes são impedidos de entrar na Itália e navio recusa sair sem desembarcá-los
A chegada de cerca de 300 imigrantes ao parque nacional Dry Tortugas levou as autoridades a fechar o espaço ontem até novo aviso.
O Haiti, país mais pobre das Américas, está há anos mergulhado em uma crise econômica, política e de segurança, agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021 e pelo peso crescente dos grupos criminosos. Cuba, por sua vez, enfrenta sua pior crise econômica desde a década de 1990.
Por AFP.
0 Replies to “Chegada de centenas de imigrantes haitianos é classificada como “crise migratória” pela polícia da Flórida”