Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Pessoas negras idosas vivem menos, com menor qualidade de vida, além do envelhecimento ser marcado por ausência de políticas públicas. É o que revela o estudo “Envelhecimento e desigualdades raciais”. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Desenvolvimento (Cebrap) em parceria com o Itaú Viver Mais.
De acordo com o estudo, entre a população negra, há uma série de particularidades que implicam em um envelhecimento precarizado. Cerca de 7% dos idosos negros com idade acima de 65 anos dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na população branca de mesma idade, essa porcentagem é de 3%.
“Isso se deve ao fato de que esses indivíduos historicamente têm estado inseridos em uma realidade social permeada por desigualdades que persistem ao longo dos anos, desde a época da escravidão e libertação dos escravos“, explica Yohana Tôrres, socióloga e pesquisadora de gênero.
Além do envelhecimento, a pesquisa analisa as principais áreas sociais que contribuem e fortalecem o envelhecimento ativo. Um deles, por exemplo, é a segurança financeira.
Os resultados mostram que as pessoas negras vivem com menor renda e se preocupam mais em como pagarão as contas.
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Em São Paulo, 21% dos homens brancos afirmou ter dificuldade ou preocupação em pagar as contas mensais. Entre os homens negros dessa faixa etária, o percentual saltou para 73%, segundo o estudo.
Essa diferença entre a percepção de dificuldade em pagar as contas mensais também se destaca em Porto Alegre, na faixa acima dos 80 anos. Entre os homens brancos, apenas 17% revelaram dificuldade em equacionar os pagamentos, sendo que entre os homens negros essa preocupação passa para 67%.
O envelhecimento é marcado por aspectos biopsicológicos e culturais com marcadores de classe, gênero e raça, conforme explica o estudo. “Em nossa cultura, a velhice e o tema do envelhecimento recebem estereótipos e preconceitos“, destaca a pesquisa.
O estudo teve como parâmetro os índices que qualificam o envelhecimento ativo. Entre eles estão autoestima, bem-estar, atividade física, mobilidade, inclusão digital e inclusão produtiva. A pesquisa foi realizadas em três diferentes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Elas foram escolhidas justamente por apresentarem um alto índice de envelhecimento populacional.
O ex-atacante Adriano, uma das grandes personalidades do futebol brasileiro, completa 40 anos de idade nesta quinta-feira, 17. O Imperador cativou o coração de torcedores e jogadores ao redor do…
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (2) mostrou que 1.937 municípios brasileiros não têm rede coletora de esgoto e utilizam soluções alternativas. Dentre essas soluções incluem-se fossas sépticas, fossas rudimentares, galerias…
Entre maio e julho, a Escola Itinerante de Saberes Tradicionais promove uma série de atividades formativas e gratuitas em diferentes territórios de culturas tradicionais de matrizes africanas, os chamados Ilês.…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei 5.384/2020, que atualiza a Lei de Cotas. O PL prorroga por mais dez anos, até…
A influenciadora e mãe de Mavie, segunda filha do Neymar, se manifestou na terça-feira, (15), após Amanda Kimberlly, mãe de Helena de três meses, terceira filha do jogador, curtir alguns comentários…
Eduardo Paiva carrega em sua trajetória profissional e pessoal a força de quem acredita no poder da transformação. Filho de pais maranhenses, cresceu inspirado pela determinação da mãe, que voltou…
A Defensoria Pública de São Paulo (DPSP) divulgou um relatório que revela um elevado grau de violação de direitos humanos na Penitenciária Feminina da Capital paulista. Durante uma visita ao…
Foi lançado nesta sexta-feira (1) o álbum instrumental “Afrodiaspórico” do grupo Luan Sodré Trio, que já está disponível em todas as plataformas digitais. Composto por 10 faixas, “Afrodiaspórico” convida as…
“Sessenta e nove, frango assado, de ladinho a gente gosta…”. No ano 2000 ( há quase duas décadas atrás)”, Tati Quebra Barraco se consagraria como a MC responsável por propagar…
A Polícia Federal realiza duas operações de combate a crimes ambientais nos estados do Acre e Amazonas. Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 25 mandados de busca e…