Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Pessoas negras idosas vivem menos, com menor qualidade de vida, além do envelhecimento ser marcado por ausência de políticas públicas. É o que revela o estudo “Envelhecimento e desigualdades raciais”. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Desenvolvimento (Cebrap) em parceria com o Itaú Viver Mais.
De acordo com o estudo, entre a população negra, há uma série de particularidades que implicam em um envelhecimento precarizado. Cerca de 7% dos idosos negros com idade acima de 65 anos dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na população branca de mesma idade, essa porcentagem é de 3%.
“Isso se deve ao fato de que esses indivíduos historicamente têm estado inseridos em uma realidade social permeada por desigualdades que persistem ao longo dos anos, desde a época da escravidão e libertação dos escravos“, explica Yohana Tôrres, socióloga e pesquisadora de gênero.
Além do envelhecimento, a pesquisa analisa as principais áreas sociais que contribuem e fortalecem o envelhecimento ativo. Um deles, por exemplo, é a segurança financeira.
Os resultados mostram que as pessoas negras vivem com menor renda e se preocupam mais em como pagarão as contas.
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Em São Paulo, 21% dos homens brancos afirmou ter dificuldade ou preocupação em pagar as contas mensais. Entre os homens negros dessa faixa etária, o percentual saltou para 73%, segundo o estudo.
Essa diferença entre a percepção de dificuldade em pagar as contas mensais também se destaca em Porto Alegre, na faixa acima dos 80 anos. Entre os homens brancos, apenas 17% revelaram dificuldade em equacionar os pagamentos, sendo que entre os homens negros essa preocupação passa para 67%.
O envelhecimento é marcado por aspectos biopsicológicos e culturais com marcadores de classe, gênero e raça, conforme explica o estudo. “Em nossa cultura, a velhice e o tema do envelhecimento recebem estereótipos e preconceitos“, destaca a pesquisa.
O estudo teve como parâmetro os índices que qualificam o envelhecimento ativo. Entre eles estão autoestima, bem-estar, atividade física, mobilidade, inclusão digital e inclusão produtiva. A pesquisa foi realizadas em três diferentes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Elas foram escolhidas justamente por apresentarem um alto índice de envelhecimento populacional.
Manaus (AM) deverá armar sua Guarda Municipal até o final do mês de julho. A informação foi repassada pelo Diretor do Comando da corporação, Claudionei Barbosa, durante a 1ª Mostra…
O cineasta brasileiro Jeferson De está entre as 397 pessoas de 54 países convidadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organizadora do Oscar, para compor o grupo…
O rapper nigeriano Rema alcançou mais um feito histórico em sua carreira. Seu hit “Calm Down”, com participação da cantora norte-americana Selena Gomez, se tornou canção africana de maior sucesso…
A Mostra de Cinema que leva o nome da primeira diretora negra do Brasil recebe inscrições para participações. A Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, que acontece em Brasília,…
Segundo dados obtidos através da Lei de Acesso à informação (LAI), o primeiro semestre de 2023 apresentou preocupações substanciais sobre o acompanhamento de saúde e a frequência escolar entre os…
Após as constantes fake news compartilhadas sobre as mudanças na fiscalização do pix pela Receita Federal, foi anunciado nesta quarta-feira (15) a revogação do ato normativo que ampliou o monitoramento das transações…
A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou esta semana a atriz e dramaturga Danai Gurira embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. A artista ganhou destaque internacional ao interpretar a…
Poucos dias antes das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, uma outra tragédia já tinha se abatido sobre o estado, mais especificamente em Porto Alegre. Um incêndio de…
Estão abertas as inscrições para o curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado destinado a pessoas negras e periféricas no Sesc Tijuca. O curso é dividido em 4 módulos e…
Claudinho Oliveira, cantor, compositor e sociólogo, é um dos fundadores do grupo de pagode Soweto, e usou as redes sociais para criticar a filiação do pagodeiro Belo ao Partido Liberal,…