A previsão é de que serviços voltado para a população assistida pelo SUS deixem de ser prestados a partir de dezembro, quando o contrato com a prefeitura acaba
O Hospital A.C. Camargo, referência em pesquisas e tratamentos na área de oncologia, optou por não renovar seu contrato com a prefeitura de São Paulo, alegando, principalmente, defasagem na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio com a prefeitura vai até o dia 9 de dezembro e a falta de renovação deverá colocar fim aos atendimentos dos pacientes que são encaminhados do SUS à instituição.
Com quase 70 anos de história, o hospital foi construído em 1953 somente com o dinheiro da população, mobilizada por seus fundadores. Até 2017, o modelo de contrato estabelecido com a prefeitura paulistana era Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), com vigência de 5 anos, e ele estipulava que 60% dos atendimentos fossem destinados aos SUS. A partir de 2018, o modelo contratual foi alterado, o serviço ao SUS era ajustado de acordo com a busca pelo atendimento privado, mas nem assim foi possível equiparar as contas.
A verba que é destinada ao A.C. diminuiu ano a ano, desde 2019, de modo que a instituição cobriu o rombo nas contas com recursos financeiros próprios nos últimos anos. Os valores são encaminhados pelo Ministério da Saúde para o município e depois repassados para o hospital. Isso também impactou no acolhimento de novos casos, reduzindo de 576 novos pacientes dando entrada no tratamento em 2019, para apenas 96 em 2022. A rede particular, por outro lado, recebeu quase 7.000 novos pacientes esse ano.
Leia também: “Preto tem que morrer”: mulher é vítima de racismo em shopping de Santos (SP)
O hospital informou que realizará junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a transferência dos pacientes acompanhados pela instituição para outros locais de tratamento oncológico, até o final do ano.
0 Replies to “Hospital modelo de tratamento de câncer em São Paulo deixará de atender pacientes do SUS”