“Nem Hitler em toda a sua glória”: pastor de MT faz saudação nazista durante culto

swastikas-g004c68ade_1280.jpg

Durante um culto em uma igreja Adventista do Sétimo Dia, de Cuiabá, no Mato Groso, o pastor Célio José Longo fez uma saudação nazista enquanto pregava para os fiéis. O ato foi filmado e gerou grande repercussão nas redes sociais.

Além do braço esticado, o líder religioso ainda exaltou os feitos do líder nazi-facista alemão, Adolf Hitler. Em determinado momento, ele enfatiza. “Eu não vou falar como que por pouco me persuades, porque você me persuadiu. Nem Hitler, em toda sua glória”, disse o pastor sorrindo.

Apologia ao Nazismo é crime no Brasil – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Em nota, a Igreja disse que não compactua com atos ou palavras, ainda que ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas. Ainda na nota, a congregação disse que “adotou as medidas pertinentes, em conformidade com seus regulamentos da instituição”, mas não explicou quais são as medidas.

A denominação reforça seu amor ao próximo e seu relacionamento respeitoso com as comunidades judaicas ao redor do mundo, lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo ocorrido“, finaliza a nota.

Leia também: Mano Brown recebe Preto Zezé e Dexter em um papo sobre rap e democracia no Mano a Mano

Apesar da repercussão negativa da fala e gesto do pastor, Célio Longo ainda não se manifestou sobre o caso.

Mesmo parecendo em tom de brincadeira, a legislação brasileira preconiza que divulgar, apoiar ou fazer apologia ao nazismo é crime. O partido Nazista Alemão foi responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade, quando o Holocausto vitimou aproximadamente 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, homossexuais, negros e outros.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to ““Nem Hitler em toda a sua glória”: pastor de MT faz saudação nazista durante culto”

Deixe uma resposta

scroll to top