Faltam apenas alguns dias para o sucesso de bilheteria do verão de 2023, A Pequena Sereia , chegar aos cinemas. E provavelmente ninguém sentirá mais pressão do que a protagonista do filme, a atriz Halle Bailey , que interpreta Ariel na releitura deste filme cássico.
Em entrevista exclusiva à GLAMOUR US , a atriz falou abertamente sobre como recebeu a notícia que seria a protagonista, o longo processo de audição e como está animada para que os fãs a vejam interpretando uma princesa negra da Disney nas telonas.
“Faz muito tempo”, diz Bailey sobre o lançamento do filme. “Fiz o teste para o filme quando tinha 18 anos e fiz 23 este ano.” A atriz conta que tudo começou em 2019 e seu agente entrou em contato para dizer que o diretor Rob Marshall queria que ela fizesse um teste para a adaptação dele do clássico animado de 1989. Bailey disse à jornalista Leah Faye Cooper que presumiu que seria para “uma das irmãs ou algo assim”, mas depois soube que Marshall a viu se apresentar no Grammy e estava interessado em que ela interpretasse o papel principal.
“Eu estava quase paralisada de medo”, disse ela a Cooper, revelando que sua irmã Chlöe a ajudou a preparar sua fita de audição, que incluía duas cenas e uma performance de “Part of Your World”.
Depois de uma viagem a Nova York para conhecer Marshall e o produtor John DeLuca, Bailey disse: “Não ouvi nada por um tempo – alguns meses, na verdade.” Ela acrescentou: “Eu estava tipo, ‘Ok, bem, acho que não entendi.’ Eu esqueci completamente ”até que ela finalmente recebeu a ligação. “Eu me apavorei, eu estava gritando… eu estava tipo, isso é vida real?” Bailey acrescentou: “Fui catapultado para este novo mundo”.
Bailey falou sobre dúvidas sobre o papel, mas Chlöe disse: “Você deve, você precisa e você precisa voar. Este é o seu momento.” A estrela também se abriu sobre assistir ao filme original quando ela tinha cinco anos: “Lembro-me de Ariel ser a razão pela qual eu queria nadar”. Ela disse: “Quando a vi [fiquei] tipo, ‘Ela é tão bonita; Eu também quero ser uma sereia.’ Ela não se parecia comigo, mas eu estava bem com isso porque era o que eu estava acostumado na época.”
Quando as imagens da imprensa foram reveladas de Bailey como Ariel, o ator falou de seu orgulho. “Quando eu vi isso pela primeira vez, eu apenas chorei… eu estava chorando incontrolavelmente. O fato de que esses bebês estão olhando para mim e sentindo as emoções que estão sentindo é uma coisa linda e humilhante.” Ela compara a sensação de quando Anika Noni Rose interpretou A Princesa e o Sapo em 2009. “Eu sei o quanto aquele filme mudou toda a minha perspectiva de vida”, diz ela. “Uau, isso é possível. Princesas negras são possíveis. Nós também merecemos ocupar esses espaços.”
A atriz também falou sobre como seu próprio cabelo foi incorporado à identidade de Ariel. “[Ariel ainda] tem cabelo ruivo, porque essa é uma parte muito icônica dela, mas eu realmente admiro o fato de que, como sou uma mulher negra e tenho locs, [os produtores] queriam incorporar isso ao visual de Ariel, — diz Bailey. “Meus locs são tão importantes para mim. Eu os tenho desde os cinco anos. Eu sempre penso em como seria a vida se eu penteasse meus locs, mas nunca tive meu cabelo liso.”
Em sua estreia na tela grande, Bailey disse: “Eu nunca me vi em uma tela grande, então, quando me vejo lá, fico tipo: ‘Sou eu? Eu realmente fiz isso?