Com o programa, o governo norte-americano prevê economizar 70% com deportação
Como forma de continuar a deportação de imigrantes dos Estados Unidos, o Governo Trump anunciou nesta segunda-feira (05), um programa para dar assistência de U$1.000 (cerca de 5,6 mil reais) para imigrantes em situação irregular, deixarem o país de forma voluntária. As pessoas que optarem por esse recurso também serão retiradas da lista de detenção da agência de imigração do governo norte-americano.
Este programa custeará as passagens para os países de origem e o valor de mil dólares será pago após a confirmação de chegada dos imigrantes ao seus países. O governo estima o prazo de até 21 dias para a viagem de volta. Para ter acesso ao recurso, os imigrantes devem fazer a solicitação pelo aplicativo do governo CBP Home.

A secretária de Segurança Interna estimou uma economia de 70% nos custos de deportação, que hoje gasta cerca de U$ 17.121 (R$ 96 mil reais). O governo norte-americano está chamando o programa de “oportunidade histórica para estrangeiros em situação irregular”.
“Se você está aqui (nos EUA) ilegalmente, a autodeportação é a melhor, mais segura e mais econômica maneira de deixar os Estados Unidos e evitar a prisão. O DHS (Departamento de Segurança Interna) agora oferece assistência financeira para viagens a imigrantes ilegais e um auxílio para retornar ao seu país de origem por meio do aplicativo CBP Home“, afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.
Desde o começo do segundo mandato do Presidente Donald Trump, as autoridades deportaram mais de 142 mil imigrantes irregulares, sendo 35% deles, brasileiros. Na última semana, o governo deportou três crianças americanas filhas de imigrantes hondurenhas que foram presas pelo serviço de imigração, junto de suas mães. Uma das crianças possui um câncer raro.
Leia também: Governo Trump prevê o fechamento de embaixadas e consulados em todo continente africano