O atual campeão olímpico no 200 metros livre e nos 50m costas na classe S2, Gabrielzinho, será um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris, que acontece às 15h nesta quarta-feira (28). Ao lado dele divindo o posto estará Beth Gomes, multicampeã no lançamento de disco e arremesso de peso.
O anúncio dos atletas que levariam a bandeira brasileira foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), nesta terça-feira (27). Com apenas 22, Gabrielzinho já tem no currículo dois ouros na natação na classe S2 (limitações físico-motoras), e uma prata nos 100m costas, ambas conquistadas em Tóquio 2020, sua primeira Paralimpíada.
O desfile da abertura vai iniciar na Avenue Champs-Elysées (Avenida Campos Elísios) e finalizar na Place de la Concorde (Praça da Concórdia), a maior da capital parisiense.
“Este será um momento único. Em Tóquio, eu não pude ir para a abertura [em razão da pandemia de Covid-19]. Agora, estou aqui em Paris para viver todos os momentos possíveis. Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos”, disse Gabriel.
O paratleta nasceu com focomelia, uma doença congênita que impede a formação de braços e pernas, e começou sua história na natação por conta de um professor de educação física.
Leia também: Jogos Paralímpicos: delegação do Brasil é a segunda maior desta edição