Funai se encontra com representantes do Reino Unido para discutir apoio às ações indigenistas

Ft7BAQmWIAQUi4S.jpeg

Nesta segunda-feira (17), a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu o ministro do Reino Unido para Territórios Ultramarinos, Commonwealth, Energia, Clima e Meio Ambiente, Zac Goldsmith, e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, para discutir o apoio à ações direcionadas aos povos indígenas

Projetos de sustentabilidade em comunidades tradicionais da Amazônia e do restante do Brasil, e a demarcação de Terras Indígenas (TIs) estão entre os assuntos abordados na reunião que aconteceu na sede do órgão, em Brasília. No encontro, Joenia destacou o empenho da Funai em estabelecer parcerias para viabilizar os projetos que estão sendo tocados.

Funai
Presidenta da Funai, Joenia Wapichana, em reunião com o ministro do Reino Unido, Zac Goldsmith. Foto: Funai

“Estamos tentando estabelecer acordos com diferentes parceiros como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras embaixadas. Todas as experiências anteriores foram exitosas e espero que tenhamos próximas”, afirmou a presidente da Funai.

Já Zac Goldsmith considera que esse primeiro contato foi importante para fortalecer o diálogo entre a Funai e as autoridades do Reino Unido, e permitir que as ações em parceria prossigam nos próximos meses. “Nossas políticas e prioridades estão alinhadas. Agora só temos que fazer isso dar certo e trabalhar em conjunto”, ressaltou.

Reunião com lideranças indígenas de Rondônia

Além da reunião com representantes do Reino Unido, a Funai promoveu um encontro realizado na última semana com lideranças indígenas de Rondônia. Também estiveram presentes representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

A atividade foi realizada para debater a estruturação e a redefinição do comando das Coordenações Regionais (CRs) de Cacoal e Ji-Paraná, com lideranças de terras indígenas de regiões que aguardam nomeações nas instâncias apropriadas do Governo Federal. 

Leia também: Ibama desativa garimpo ilegal com bingo e centro administrativo em Terra Yanomami

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top