Nesta segunda-feira (17), a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu o ministro do Reino Unido para Territórios Ultramarinos, Commonwealth, Energia, Clima e Meio Ambiente, Zac Goldsmith, e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, para discutir o apoio à ações direcionadas aos povos indígenas
Projetos de sustentabilidade em comunidades tradicionais da Amazônia e do restante do Brasil, e a demarcação de Terras Indígenas (TIs) estão entre os assuntos abordados na reunião que aconteceu na sede do órgão, em Brasília. No encontro, Joenia destacou o empenho da Funai em estabelecer parcerias para viabilizar os projetos que estão sendo tocados.
“Estamos tentando estabelecer acordos com diferentes parceiros como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras embaixadas. Todas as experiências anteriores foram exitosas e espero que tenhamos próximas”, afirmou a presidente da Funai.
Já Zac Goldsmith considera que esse primeiro contato foi importante para fortalecer o diálogo entre a Funai e as autoridades do Reino Unido, e permitir que as ações em parceria prossigam nos próximos meses. “Nossas políticas e prioridades estão alinhadas. Agora só temos que fazer isso dar certo e trabalhar em conjunto”, ressaltou.
Reunião com lideranças indígenas de Rondônia
Além da reunião com representantes do Reino Unido, a Funai promoveu um encontro realizado na última semana com lideranças indígenas de Rondônia. Também estiveram presentes representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
A atividade foi realizada para debater a estruturação e a redefinição do comando das Coordenações Regionais (CRs) de Cacoal e Ji-Paraná, com lideranças de terras indígenas de regiões que aguardam nomeações nas instâncias apropriadas do Governo Federal.
Leia também: Ibama desativa garimpo ilegal com bingo e centro administrativo em Terra Yanomami