Diébédo Francis Kéré, mais conhecido como Francis Kéré, arquiteto, educador, ativista social nascido em Burkina Faso, é o primeiro arquiteto negro vencedor do Prêmio Pritzker 2022. Tendo também conquistado o Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2004, Kéré é reconhecido por “empoderar e transformar comunidades através do processo da arquitetura”, utilizando materiais locais e materiais locais e construindo obras contemporâneas, cujo valor ultrapassa a própria estrutura, servindo ao futuro de comunidades inteiras.
“Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, ousadia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e gesto, Kéré defende graciosamente a missão deste Prêmio”, diz o comunicado oficial do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022.
Leia também: Fugindo do casamento forçado, meninas de Burkina Faso encontram refúgio na educação
Nascido em 1965 e radicado em Berlim, na Alemanha, Francis Kéré trabalha para “melhorar as vidas e experiências de inúmeros cidadãos em uma região do mundo que por vezes é esquecida”, diz o comunicado do Pritzker.
Além de escolas e instalações médicas, o trabalho de Kéré na África inclui dois edifícios históricos de parlamento: a Assembleia de Burkina Faso e a Assembleia Nacional do Benin. Com uma expressão arquitetônica profundamente enraizada em sua formação e experiências em Gando, Kéré comunicou ao mundo a tradição da África Ocidental, especialmente a prática de “comungar sob uma árvore sagrada para trocar ideias, narrar histórias, celebrar e reunir”.
Filho de pais que insistiram que seu filho fosse educado, Francis Kéré mescla a formação e trabalho na Europa com as tradições, necessidades e costumes de seu país. Dedicou-se a trazer recursos em educação de uma das maiores universidades técnicas do mundo de volta à sua terra natal e fazer com que esses recursos elevassem o conhecimento, a cultura e a sociedade de sua região. “Espero mudar o paradigma, levar as pessoas a sonhar e arriscar. Não é porque você é rico que você deve desperdiçar material. Não é porque você é pobre que você não deve tentar criar algo de qualidade, […] Todo mundo merece qualidade, todo mundo merece luxo e todo mundo merece conforto. Estamos interligados e as preocupações com o clima, a democracia e a escassez são preocupações de todos nós.” disse Francis Kéré.
A cerimônia do 44º Prêmio Pritzker em homenagem a Diébédo Francis Kéré será realizada no recém-inaugurado Marshall Building (Londres, Reino Unido), projetado por Grafton Architects, de Farrel e McNamara.
0 Replies to “Francis Kéré é o vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022 ”