A SemanaLab – eixo formativo da Semana de Cinema Negro – está com inscrições abertas para a formação audiovisual que é destinada às pessoas que se declaram pretos e pardos, residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana há pelo menos um ano, que tenham um projeto de filme ou série em desenvolvimento e interesse em aprimorá-lo.
Os interessados já podem se inscrever, até 24 de janeiro, gratuitamente, para a 2ª edição da SemanaLab pelo link: https://forms.gle/UhjNmiXD4BjVU1rG8. O edital com informações completas está no mesmo link de inscrições.
Oito projetos serão selecionados para receber, entre 14 e 19 de abril, consultoria com o objetivo de aprimorar a parte técnica, narrativa, criativa e de produção dos projetos audiovisuais. A SemanaLab é um espaço de formação audiovisual e laboratório para projetos cinematográficos de qualquer duração (curta, média, longa-metragem ou séries), e qualquer gênero (animação, documentário e/ou ficção). Os selecionados recebem ajuda de custo para transporte e a alimentação será com fornecedores parceiros do projeto.
A produtora e co-realizadora da SemanaLab, Fernanda Vidigal, explica que a SemanaLab surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para que realizadores negros possam pensar o fazer e como fazer cinema. Ela acrescenta ainda que a proposta é oferecer acolhimento e formação aos realizadores negros que estão iniciando seus projetos audiovisuais para que saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais.
De acordo com Fernanda Vidigal, a ideia é que estes filmes saiam do papel e sejam produzidos de uma forma ainda mais potente. “Na primeira edição conseguimos trazer realizadores diversos que tiveram uma grande evolução ao longo de uma semana de formação. Queremos conhecer as histórias que as pessoas querem contar e ajudá-las a transformar ideias em conteúdos audiovisuais, como filmes e séries. Que os conteúdos possam ser potentes, trazendo novas linguagens narrativas, experimentos criativos e diversificando a cinematografia nacional. Queremos que Belo Horizonte seja o polo do cinema negro do país, assim como já vem sendo reconhecida através de produtoras como Filmes de Plástico (indicada ao Oscar com o filme Marte Um), Semana de Cinema Negro de BH e agora com a SemanaLab”, disse Fernanda Vidigal.
Em 2024, a 1º Edição da SemanaLab, contou com a participação da presidenta da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Tatiana Costa Carvalho e do roteirista, diretor e sócio-fundador da empresa produtora Ponta de Anzol, Higor Gomes, nas assessorias individuais e coletivas e com profissionais de renome do cinema brasileiro como Everlane Moraes, Juh Almeida, Renata Martins e Daniel Queiroz da distribuidora mineira Embaúba Filmes.
Para Tatiana Costa Carvalho, a troca foi bastante rica. “Fiquei muito feliz com esse conjunto de projetos, porque tem uma heterogeneidade de propostas e de níveis de maturidade diferentes. Durante o desenvolvimento, a troca foi bastante rica nesse sentido de um aprendizado coletivo – não só no sentido do contato com as mentorias individualmente, mas sobretudo, porque esse conjunto heterogêneo aponta para desejos muito fortes de cinema”, afirma.
A 2ª SemanaLab é produzida pela Carapiá Filmes e Quiabo Produções, com o apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte, patrocínio do Banco BS2, e realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, projeto n 2268/2023 e da SECULT-MG – Lei Paulo Gustavo, ID 246587.
Leia também: Academia Brasileira de Cinema tem inscrições abertas para o Prêmio Grande Otelo 2025