FMI prevê retorno do Brasil entre as maiores economias do mundo

real_moeda_020120a84t47535211.jpg

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente uma previsão de que ainda este ano, o Brasil deve retornar ao ranking das dez maiores economias do mundo. A projeção é de que o país termine 2023 na 9ª posição. Em 2020, o Brasil saiu da 10ª colocação e ficou na 11ª posição no último ano.

A previsão acontece com a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que de acordo com o FMI, pode ser de 3,1% este ano. No documento, o FMI afirma que esse aumento é “impulsionado pela dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”.

De acordo com o economista Wallace Borges, o PIB é “o somatório do Consumo + investimento + Gastos do Governo + ( exportações – importações, que a gente chama de exportações líquidas)“. O especialista também explica o motivo do PIB estar relacionado ao crescimento do país e da economia.

O país deve terminar 2023 na 9ª posição, de acordo com a previsão do FMI /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

A ideia é que mais transações estão sendo realizadas, estão sendo gerados mais lucros e que cada vez mais uma parcela desse lucro é reinvestido“, pontua o economista.

Caso a previsão se concretize, o Brasil só ficará atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido, França e Itália, superando países como Canadá e Rússia. Entre 2010 e 2014, o Brasil ocupou o lugar de sétima maior economia do mundo.

Leia também: Por que o PIB cresce e eu não fico rico?

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top