O carnaval está aí, mas se você não curte o clima de festa na rua e prefere o bloco do aconchego e da paz do seu lar, então já pode preparar a pipoca! O Notícia Preta separou 5 filmes para você assistir durante os dias de folia em casa.
As obras que separamos retratam a luta da mulher negra, para você se motivar. São filmes ficcionais e baseados em fatos reais, documentários e obras que contam a história de mulheres negras que são referência na batalha contra o preconceito, e exemplos de resistência.
1. O Ódio Que Você Semeia (2018)
O filme é baseado no livro da escritora norte-americana Angie Thomas, que leva o mesmo nome, sobre uma adolescente negra que após presenciar o assassinato de seu amigo por um policial branco, passa a lutar contra o racismo, e lutar por justiça em nome de seu amigo. Disponível na Disney+, Google Play e Apple TV.
2. Preciosa: Uma História de Esperança (2009)
O filme já ganhou um Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado, em 2010. Ele retrata a triste realidade de Claireece Jones, uma adolescente de 16 anos que é violentada pelo pai e abusada pela mãe, e luta para não perder a esperança. Disponível na Prime Video.
Leia também: Angela Bassett ganha Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante por Pantera Negra 2
3. A Voz Suprema do Blues (2020)
A produção de drama musical conta a história da cantora de blues Ma Rainey e sua banda, quando vão gravar em um estúdio e a cantora não deixa de se impor. O filme se passa em 1927 e tem no elenco Viola Davis – protagonista – e Chadwick Boseman. Disponível na Netflix.
4. Respect: A História de Aretha Franklin (2021)
Estrelado por Jennifer Hudson, como Aretha Franklin, o longa começa pela carreira da artista desde a infância até o estrelato. O filme também retrata as lutas políticas que a artista adotou ao longo da vida, pelos direitos civis e em prol do direito das mulheres. Disponível na Prime Video.
5. Roxanne Roxanne (2017)
A trajetória da famosa rapper Roxanne Shante é retratada no filme Dirigido por Michael Larnell e estrelado por Chanté Adams. A rapper era conhecida por ser a mais temida, e foi por conta da música que superou as dificuldades. Disponível na Netflix.
0 Replies to “Dica de filmes que contam a luta de mulheres negras”