Iniciativa abre inscrições para curso gratuito e online de Análise de Dados com foco em Python

pexels-andrea-piacquadio-3786763-scaled.jpg

{reprograma}, iniciativa de impacto social que se dedica a ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando em seus processos seletivos negras e/ou trans e travestis, acaba de abrir inscrições para o curso gratuito ‘Análise de Dados com Python’. As interessadas podem se candidatar gratuitamente até o dia 15 de abril.

A oportunidade é destinada para mulheres de todo o Brasil, com idade acima de 18 anos e que possuam pouco ou nenhum conhecimento em programação. O principal objetivo da iniciativa não é apenas capacitar as alunas, mas também posicioná-las no mercado de tecnologia.

As inscrições são online e gratuitas /Foto: Pexels

Neste sentido, o curso tem todo o potencial para dar autonomia e possibilidade para mulheres que buscam fazer a transição de carreira. De acordo com o GitHub, plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA, Python é uma das linguagens de programação mais utilizadas mundialmente em 2023”, conta Carla de Bona, Co-Fundadora e Co-Diretora Executiva da {reprograma}.

Uma das jovens beneficiadas é Jéssica Ferreira, participante da primeira turma do curso. “Foi sem dúvidas um marco na minha carreira, já que eu não sabia nada sobre tecnologia. Tive um apoio excepcional e atenção de toda equipe da {reprograma}, que trabalha as relações interpessoais e intrapessoais de forma eficiente e didática”, conta.

De olho na oportunidade

O curso será ministrado de maneira online e as inscrições podem ser feitas por todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino – portanto, mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, que possuam total disponibilidade para frequentar as aulas. As candidatas serão avaliadas ao longo do processo seletivo pelos seguintes critérios de avaliação: motivação, qualidade da candidatura, coerência das informações, empatia, inclusão, pensamento crítico, compartilhamento, além de familiaridade com o tema de diversidade e potencial de impacto do curso na vida da candidata. 

O ensino médio completo é desejável, mas não obrigatório para mulheres trans e/ou travestis. No total, são 80 vagas, divididas em duas turmas de 40 alunas cada. As selecionadas serão anunciadas no dia 23 de de maio de 2024, e o curso terá início no dia 02 de junho. As aulas serão ministradas aos sábados, das 09h às 12h; e o segundo ciclo das 13h às 17h. Também haverá um grupo de estudo opcional, todas as terças-feiras, das 19h às 20h.

Além disso, as revisões ocorrerão às segundas-feiras, enquanto nas terças-feiras à noite acontecerão as orientações educativas, abordando soft skills como questões socioemocionais, desenvolvimento pessoal, de carreira, estudos e planejamento. Por fim, as aulas de encerramento semanais serão realizadas às sextas-feiras à noite. Adicionalmente, serão oferecidas atividades complementares e plantões de dúvidas, disponíveis para auxiliar no desenvolvimento das alunas.

Serviço:
Curso: Análise de Dados com Python
Período de inscrição: 11 de março a 15 de abril de 2024
Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, acima de 18 anos, que possuam pouco ou nenhum conhecimento em programação.
Formato: 100% online

Duração do curso: 18 semanas
Investimento: Gratuito
Quantidade de vagas: 80
Inscrições: https://reprograma.com.br/curso-python/   

Sobre a {reprograma}
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando em seus processos seletivos negras, trans e/ou travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. 

Leia também: Projeto abre edital para selecionar iniciativas de impacto socioambiental no Paraná

Deixe uma resposta

scroll to top