1º Festival da Castanha do povo Gavião (RO) será realizado neste sábado (9)

fest-castanha-6-.webp

O primeiro Festival da Castanha do município de Ji-Paraná (RO), vai acontecer no próximo sábado (9), na aldeia Ikolen, no distrito de Nova Colina. O evento inédito vai celebrar a cultura indígena da região, enfatizando a importância dos povos originários, seus costumes e suas diversidades.

A iniciativa desta programação tem como objetivo comemorar o início da colheita da castanha, fruto natural da região Norte do Brasil. A festividade vai reunir 16 aldeias, disputando diretamente dentro das modalidades de Arco e Flecha e futebol (masculino e feminino). 

Prova acontece sábado (9), na Aldeia Ikolen, em Nova Colina – Foto: Acervo – CCS

O ponto alto dos jogos será a prova da castanha, com disputas exclusivas para a comunidade indígena. Alias, a competição é prevista para iniciar às 9h, entre os povos Arara e Gavião. Durante a prova serão julgados a colheita da maior e da menor castanha, o maior e o menor ouriço, além de quem quebrar 10 ouriços em menor tempo.

O encerramento está previsto para às 17h e vale ressaltar que a participação é estendida a todos que queiram prestigiar a celebração cultural. A ação recebe o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur).

Os Ikolen, conhecidos como Gavião, são falantes de uma língua da família Tupi-Mondé. Habitam a bacia do igarapé Lourdes e outros afluentes do Rio Machado (ou Ji-Paraná), no estado de Rondônia, próximo à divisa com o Mato Grosso. Sua população distribui-se em seis aldeias, todas elas localizadas no interior da Terra Indígena Igarapé Lourdes, que compartilham com um outro grupo indígena: os Karo (Araras).

Leia também: Plataforma Nacional de Artes Negras acontece em Salvador com programação gratuita

A cultura indígena é parte fundamental da identidade do Brasil, representando a diversidade e a história do nosso país. “O fomento à cultura indígena é essencial para garantir a preservação e o fortalecimento dessas tradições, além de promover a inclusão social e o respeito à diversidade. Assim, fortalecendo a identidade e os direitos dessas comunidades”, afirma nota da Prefeitura de Ji-Paraná.

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top