A festa de Iemanjá, em Salvador, será diferente este ano. Isso porque o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), anunciou, nesta quarta-feira (26) que a praia do Rio Vermelho receberá tapumes, para limitar o acesso do público à festa.
O chefe do executivo também disse que outras restrições serão adotadas, mas serão divulgadas na quinta-feira (27). “O que posso adiantar aqui é que vamos fazer o tamponamento da praia [do Rio Vermelho] e que também terá uma série de restrições de utilização de som e comercialização de produtos”, afirmou em entrevista coletiva.
Leia também: BBB 22: Esposa de de Douglas Silva prestará queixa após ator ser chamado de ‘macaco’ por um blog
Ainda segundo o prefeito, bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, mas sem a utilização de sistema de som e o trânsito não será fechado nas imediações para evitar aglomerações de pessoas. “A gente faz um apelo para as pessoas que querem deixar seu presente para Iemanjá, que possam fazer nos 64 quilômetros de orla de Salvador, evitando assim a aglomeração”, pediu o prefeito em referência às oferendas deixadas à “Rainha do Mar”.
Devido às restrições da pandemia da Covid-19, em 2021, a Festa de Iemanjá aconteceu sem a presença do púbico. Em um ato simbólico, pescadores e entidades religiosas entregaram um “presente coletivo” à santidade.