Ícone do site Notícia Preta

Fé e resistência: Musical Rua Azusa estreia em curta temporada no Teatro Nova Iguaçu, RJ

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Espetáculo Rua Azusa. Foto: Produção Cia Nissi

Vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de teatro, na categoria “Musical Revelação”, o musical “Rua Azusa” estreia no próximo dia 3 de junho, no Teatro Nova Iguaçu, na cidade da Baixada Fluminense/RJ. O espetáculo, produzido pela Cia Nissi, conta como o movimento conhecido por “Azusa street” ajudou gerações de negros norte-americanos a enfrentarem o racismo e as marcas da escravidão através da fé e da resistência.

Rua Azusa é sobre a história de William Seymour, descendente de escravo, escolhido para liderar o movimento pentecostal, que quebrou barreiras raciais em seus primórdios e permanece vivo até os dias de hoje. Em 1906, em meio ao grande conflito da segregação americana, ele criou um espaço onde não existia distinção entre brancos e negros. Seymour é inspiração para Elizabeth, que resiste para que seu marido aceite Maria, uma criança negra adotada de oito anos. 

Em entrevista ao NP, na estreia da última temporada carioca, o diretor e autor do espetáculo, Caíque Oliveira, disse que Rua Azusa é uma denúncia, um “tapa na cara”. “Recebo depois muitos pastores que vêm contar sobre os preconceitos que tinham guardado. Não apenas o racismo, mas a questão da mulher também, até mesmo por uma interpretação errada da questão da mulher na bíblia. Então o Azusa abre um leque que mexe com as pessoas, confronta vários preconceitos guardados dentro das pessoas”, disse.

O conteúdo da peça é algo surpreendente, aborda o tema do preconceito racial, da escravidão americana e da intolerância de todos os tipos, na mesma medida em que prega a mensagem cristã. É tudo sob medida: repertório, vozes e banda impecáveis; contextualização histórica, cenas carregadas de emoção e até uma boa dose de humor.

Esta temporada em terras fluminenses será curta. O espetáculo será apenas nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho, sempre às 20h. O Teatro Nova Iguaçu fica localizado à Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081. Caonze. Centro. – Nova Iguaçu/RJ. Ingressos no site do Ingressos Digitais.

Sair da versão mobile