IBGE, Data Favela e CUFA fazem ação “Favela no Mapa” para coletar dados para o Censo

1635984872618325e8d3eb9_1635984872_3x2_md.jpg

Na fase final de apuração do Censo Demográfico, o IBGE realiza em parceria com o Instituto Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa) a ação “Favela no Mapa”, com o objetivo de reduzir o percentual de domicílios que não responderam à operação censitária em comunidades.

A primeira mobilização de coleta acontecerá neste sábado, 25, a partir de 9h, em São Paulo e Rio de Janeiro. O presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, o fundador do Data Favela, Renato Meirelles, e o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé, estarão em Heliópolis (SP) para o lançamento da iniciativa no dia.

Preto Zezé é presidente nacional da Cufa endossa a ação “Favela no Mapa” – Foto: Redes sociais

Os recenseadores do IBGE e representantes das duas instituições estarão em favelas selecionadas para divulgar a cooperação. Os jornalistas que tiverem interesse em acompanhar a ação devem responder este e-mail para mais informações.

Leia também: Ação da Cidadania e Cufa lançam campanha para ajudar os yanomami

A parceria com a Cufa e o Data Favela ajudará a abrir portas para o Censo na importante missão de avançar com a coleta de dados nas favelas de todo o país. Nesses locais, além de ausência e recusa, há outros problemas como omissão de domicílios (de fundos ou na laje) e dificuldades de acesso e circulação.

Em janeiro deste ano, a Cufa, em parceria com a Ação da Cidadania contra a fome, realizou algumas ações de apoio aos indígenas Yanomamis que sofrem com uma severa crise humanitária. O objetivo é a arrecadação de alimentos para os nativos.

“Não podemos ter informação do que está acontecendo com os yanomami e ficar de braços cruzados. Vamos usar toda a nossa capilaridade e capacidade de mobilização, como já fizemos em outras campanhas para ajudar ao máximo possível”, disse, em nota, Kalyne Lima, copresidenta da Cufa Nacional

0 Replies to “IBGE, Data Favela e CUFA fazem ação “Favela no Mapa” para coletar dados para o Censo”

Deixe uma resposta

scroll to top