Expositores apresentaram roupas, acessórios, comida, instrumentos musicais, decoração e muito mais em feira marcada por música, palestras e atividades culturais
Durante os três primeiros dias de dezembro aconteceu em São Paulo, a Expo Favela Innovation 2023. O evento percorreu o Brasil ao longo do ano, passando por 20 estados e selecionando empreendedores com as ideias mais inovadoras. Os escolhidos estiveram presentes na feira na capital paulista, somando 220 expositores.
Além da participação dos empreendedores brasileiros, o evento deste ano trouxe expositores de países africanos como Angola, Moçambique e Senegal, que tiveram um lugar garantido no espaço ‘Feira Africana’ para mostrarem seus trabalhos. Entre o que foi apresentado para o grande público havia muitos acessórios, decoração, gastronomia e roupas com estampas tradicionais africanas.
Uma das expositoras brasieliras é Perla Santos, uma professora da rede pública do Rio Grande do Sul que criou uma papelaria para contar a historia das princesas e da realeza negra. Ela, que teve a oportunidade de mostrar seu trabalho no evento, conta o impacto dele. “Meus alunos tinham referências negativas da história africana, somente da escravidão. Meu negócio propõe a mudança dessa história“, afirma.
Além dos expositores, a Expo Favela proporcionou diversas experiências aos visitantes com espaços dedicados à dança, cultura, leitura, games, música, arte e educação. O Museu das Favelas, por exemplo, levou para o evento, em seu stand, oficinas e mostras de moda na favela. Já o espaço Favela Literária contou com saraus e venda de livros voltados para a cultura negra, entre os títulos estavam “Mulheres, Raça e Classe” e “A Liberdade é uma luta constante”, ambos da filósofa, professora e ativista estadunidense Angela Davis.
O palco principal trouxe diversas palestras e rodas de conversa ao longo dos três dias, sendo fortemente marcado pelas falas do ministro dos Direitos Humanos Silvio de Almeida e do jornalista Manoel Soares. Entre os palestrantes, passaram nomes como a médica e influenciadora Thelma Assis, a ministra da Cultura Margareth Menezes, e os apresentadores Luciano Hulck e Rodrigo Faro. O encerramento no domingo (03) contou com a divulgação dos nomes dos finalistas do reality e uma apresentação da cantora Daniela Mercury.
Dentre os empreendedores escolhidos ao longo do ano, 10 foram classificados no final do evento para participarem do reality “O Desafio” promovido pelo evento, que irá premiar um dos participantes com um investimento em seu negócio. A final acontece no próximo sábado (09), no programa ‘É de Casa’ da TV Globo.
São eles: Gabi Valente (Gabi Valente Soluções) do Rio Grande do Sul; Ivonete (Vô Contigo) do Mato Grosso; Michel Tavares (Mazodan) do Amapá; Guilherme (4Town) do Ceará; Maria das Neves (Shopping Rural) da Paraíba; Nilza Carla (Jô+Absorvente Dérmico) da Bahia; Bianca Oliveira (Casa do Dendê) do Sergipe; Gleyce Alencar (Studio Gleyce Alencar) de São Paulo; Bruno (MR. HS) de Minas Gerais; e Gabriel Velez (2050) do Rio de Janeiro.
Leia também: “Eu prezo a comida de afeto”, diz empreendedora que viu seu negócio crescer com o programa ‘Ifood Acredita’