EUA declaram embaixador da África do Sul ‘persona non grata’ e o chama de “incitador de racismo”

ebrahim_rasool02.webp

O embaixador da África do Sul nos Estados Unidos (EUA), Ebrahim Rasool, foi classificado como “persona non grata” pelo secretário de Estado Marco Rubio. O político estadunidense considera o sul-africano um “político incitador de racismo” e que “odeia a América e o presidente Donald Trump”. Além disso, foi pedido que Rasool deixasse o país.

Rubio publicou um artigo de um site da direita em que continham citações de uma palestra político da África do Sul dizendo que Trump estaria “mobilizando um supremacismo” e tentando “projetar a vitimização branca como um apito de cachorro”.

Embaixador da África do Sul nos Estados Unidos (EUA), Ebrahim Rasool /Foto: Embaixada da África do Sul em Washington

Já nas primeiras semanas em que tomou posse da cadeira de presidente dos EUA, Trump fez comentários e afirmou que “a África do Sul está confiscando terras” e que “certas classes de pessoas” estão sendo tratadas “muito mal”.

O embaixador da África do Sul nos Estados Unidos não é mais bem-vindo em nosso grande país”, disse Rubio em uma publicação na plataforma de mídia social X. “Não temos nada a discutir com ele e, portanto, ele é considerado PERSONA NON GRATA“, disse Rubio na sua conta do X (antigo Twitter). A declaração foi feita na última semana, e Ebrahim deve sair do país.

os recentes eventos tem gerado afastamento político dos países e fez o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa classificar a situação como “lamentável“ a decisão do governo estadunidense.

A Presidência insta todas as partes interessadas relevantes e impactadas a manterem o decoro diplomático estabelecido em seu envolvimento com o assunto. A África do Sul continua comprometida em construir um relacionamento mutuamente benéfico com os Estados Unidos da América“, declarou o presidente da África do Sul reiterando o desejo de manter boas relações diplomáticas com os EUA.

Leia mais notícias por aqui: Justiça de SP condena Facebook por bloquear músicas de matriz africana em plataforma

Deixe uma resposta

scroll to top