Centro e trinta jovens e adultos, com idades entre 15 e 70 anos, concluem os Ensinos Fundamental e Médio e formatura será nesta terça-feira (21)
“Nós, moradores de comunidades, podemos ir muito além do que as pessoas acham”, diz Tauã de Oliveira Silva, 23 anos, estudantes da Escola Fundação Roberto Marinho que nesta terça-feira (21), vai se formar. O jovem faz parte dos 130 estudantes da instituição, que vão se formar em uma cerimônia às 19h, no Museu do Amanhã, no centro do Rio.
Os estudantes vão se formar nos Ensinos Fundamental e Médio, frequentaram as aulas presencialmente e moram no Complexo da Maré, em Del Castilho (Jacaré e Jacarezinho), São Gonçalo e Centro (Providência e Gamboa).
São jovens e adultos com idades que variam dos 15 aos 70 anos, que, pelos mais variados motivos, inclusive por estarem em situação de vulnerabilidade, não puderam completar a sua educação básica. Eles vão realizar o sonho de concluir o ensino fundamental e o ensino médio. Na formatura, teremos no auditório o Sr. Bira, que, aos 70 anos, vai receber o seu diploma do ensino médio.
Matriculados nas turmas de 2022 da Escola Fundação Roberto Marinho, esses estudantes encerrarão uma importante etapa em suas vidas. Cento e dois alunos vão se formar no ensino fundamental, e 28, no ensino médio. A cerimônia vai contar com a participação dos parceiros da Escola Fundação Roberto Marinho, entre eles, Redes da Maré, Vista Capital, Instituto Abraço do Tigre e Rede Cruzada.
Além dos estudantes e suas famílias, já confirmaram presença na formatura o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; a diretora da Redes da Maré, Andreia Martins; a diretora do Instituto Abraço do Tigre, Karla Moreira Ferreira Ribeiro e a gerente pedagógica da Rede Cruzada, Luana Fonseca. A formatura terá a participação do jornalista da TV Globo, Alexandre Henderson, como mestre de cerimônia e uma apresentação especial do grupo Mulheres ao Vento, um projeto de dança antirracista de base comunitária com foco na produção artística e ativista de mulheres no Complexo da Maré.”
A Escola Fundação Roberto Marinho adota a Metodologia Telessala – Incluir para Transformar, que tem como base o Telecurso e cuja formação se dá em dois anos.
“Nossa metodologia é muito atraente, porque faz o estudante perceber que pode desenvolver outras habilidades, além das habilidades acadêmicas, e confirma que eles têm capacidade de seguir e superar os desafios do passado e do presente”, reforça Heloísa Mesquita, Gerente de Implementação do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, que acrescenta:
“Toda formatura é emblemática, pois representa o encerramento de uma trajetória de sucesso. Em algum momento de suas vidas, nossos alunos interromperam seus estudos e a conclusão dessa trajetória é motivo para festejar”.
“Oferecemos escolaridade básica de qualidade e atuamos na solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. É uma grande honra e alegria possibilitar a realização do sonho de muitos alunos, que era estudar e melhorar o seu futuro”, revela Renan Carlos Silva, Diretor da Escola Fundação Roberto Marinho.
Sobre a Escola Fundação Roberto Marinho
Criada em 2011, a Escola Fundação Roberto Marinho utiliza a metodologia do Telecurso e já formou cerca de 1.800 estudantes no ensino fundamental e no ensino médio. A proposta é atender estudantes que não conseguiram concluir a educação básica no tempo certo ou estão fora da escola.
As aulas são presenciais e com atividades on-line. No Rio de Janeiro, a Escola Fundação Roberto Marinho está presente no Centro, no Complexo da Maré, em Del Castilho e São Gonçalo, com idades que variam entre 15 e 70 anos.
Sobre o Telecurso
O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e mais de 1,6 milhão de estudantes já conseguiram terminar seus estudos por ele. Outros 40 mil professores se formaram pela metodologia do programa, que valoriza a construção coletiva do conhecimento e a autonomia, utilizando os melhores recursos da comunicação para promover a educação.
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