Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Encontro na Diálogos Antirracistas: educação, democracia e equidade

pexels-katerina-holmes-5905493-1-scaled.jpg

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) promove a 3ª edição do Encontro Diálogos Antirracistas: educação, democracia e equidade que acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro no Sesc Pinheiros, em São Paulo. As inscrições para participar do evento estão abertas.

A imersão que busca impulsionar o debate sobre Educação, Equidade e Democracia na sociedade, levando em conta importantes temas como a participação política da juventude negra, a construção de um sistema judiciário antirracista, a equidade racial no trabalho e a educação antirracista como prática pedagógica e de gestão.

O evento será uma imersão para impulsionar o debate sobre Educação, Equidade e Democracia na sociedade /Foto: Pexels

Para os inscritos, a programação incluirá oficinas, painéis e rodas de conversa com lideranças negras, empresas, instituições e sociedade civil, trazendo para o centro de discussão o protagonismo da população negra na defesa da Democracia e na construção de um Brasil futuro.

Educadores terão um amplo espaço de troca, visando não somente suas práticas pedagógicas, mas também o campo de desenvolvimento de uma gestão escolar antirracista. Além disso, poderão também construir relações com instituições, organizações e representantes da sociedade civil em um espaço de diálogo e troca.

Além do encontro, será realizado o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que visa identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas e de gestão, desenvolvidas por corpo docente e de gestores/as, em todos os níveis de ensino, nas cinco regiões do país, que buscam a equidade racial e de gênero na Educação Básica

Entre os nomes confirmados estão Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil, como reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e a escritora e ativista Cida Bento, autora do livro O Pacto da Branquitude.

As inscrições para participar são realizadas no site do CEERT Diálogos Antirracistas (https://dialogos.ceert.org.br/).

Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero

Além das oficinas, palestras e rodas de conversa, a programação do Diálogos Antirracistas também inclui a premiação das iniciativas vencedoras do 9º Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero.

A premiação visa identificar, apoiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão escolar antirracistas em todo o Brasil. No encontro, profissionais da educação e interessados em geral poderão ter contato com uma série de ações exitosas no eixo da equidade racial e de gênero, colhidas em todo território nacional.

Serão compartilhadas 16 pesquisas e práticas premiadas nas categorias Práticas de docentes e Gestão de escolas. As pessoas premiadas receberão aporte financeiro, materiais didáticos, formação docente e equipamentos para a escola. As práticas finalistas e premiadas serão organizadas em uma publicação de referência em educação antirracista.

Defesa da Democracia e a Educação Antirracista

O encontro Diálogos Antirracista: educação, democracia e equidade foi lançado em 2022, em um momento em que vivíamos uma conjuntura política e econômica global marcada por múltiplas crises.

Seja no cenário das mudanças climáticas, da desigualdade de renda, da ausência de políticas efetivas, da iminência de pandemias globais ou dos ataques sistemáticos às instituições democráticas, era necessário pensarmos o futuro reconhecendo que ele se forma por ações concretas no presente.

A participação da população negra em uma sociedade plenamente democrática e a prática da educação antirracista são caminhos de enfrentamento a esse cenário. Um dos principais objetivos do encontro é gerar o intercâmbio de conhecimentos sobre a equidade racial entre movimentos sociais, em especial coletivos e organizações negras, profissionais da educação, parcerias do CEERT, instituições empregadoras e demais pessoas interessadas.

Leia também: Em quase 94% das empresas brasileiras os investimentos em diversidade aumentaram ou ficaram iguais em 2023

Deixe uma resposta

scroll to top