Espetáculos com foco nas artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia estão em cartaz em SP

017.-Trivial_foto-Nando-Espinosa_07-1.jpg

O Itaú Cultural apresenta até 16 de março, o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondônia, pontos extremos do Brasil. Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita. Os ingressos devem ser reservados na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Com parceria do Sesc/RS e curadoria de Jane Schoninger, coordenadora de Artes Cênicas, Visuais e Arte Educação da instituição (Porto Alegre/RS) e Andressa Batista (Porto Velho/RO), artista, gestora e produtora cultural, a grade reúne espetáculos de linguagens e temáticas diversas e encontros reflexivos. Os espetáculos serão realizados na Sala Itaú Cultural e no Bulevar do Rádio – espaço ao ar livre, entre o IC e o Sesc Avenida Paulista.

Foto: Nando Espinosa

Com linguagem teatral, os gaúchos apresentam danças contemporâneas e urbanas e o teatro de manipulação de bonecos para tratar de temas como etarismo, questões sociais e a literatura que inspira as artes cênicas. A temática dos rondonienses passa pela expressão circense e do teatro e gira em torno de questões raciais e de reflexões sobre o estado de espírito dos artistas dentro e fora do palco.

O Conexões Norte Sul surge da necessidade de falarmos sobre circulação de espetáculos produzidos em um país tão grande como o Brasil. Percebemos essa urgência acompanhando programações em estados como Rondônia e Rio Grande do Sul”, conta Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural.

Observamos que o Norte ainda tem uma barreira geográfica que dificulta a circulação de suas produções. No Sul, as consequências das enchentes do ano passado ainda impactam fortemente as produções artísticas. O resultado dessa tragédia persiste, mas já não é pauta para a mídia”, complementa ela, que acrescenta: “Dividir essa curadoria com o Sesc RS traz para perto um parceiro que também trabalha a proposta de fazer circular pelo país espetáculos vindos de diferentes regiões, assim como oferece um olhar de dentro de um dos estados atualmente mais impactados pela dificuldade de fazer suas produções irem além das fronteiras”.

Para Jane Schoninger, “as produções de artes cênicas destes dois estados sofrem dificuldades para conseguir espaços nas demais regiões do país, e é sentida a necessidade de estabelecer conexões com esses outros locais, de apresentar o que está sendo produzido localmente”.

E a coordenadora do Sesc/RS pontua ainda: “Sabemos que o desenvolvimento de uma cena também se abastece dos intercâmbios entre os diferentes territórios. São lugares que ainda arcam com as consequências de catástrofes climáticas ocorridas no último ano. Aqui, por terras gaúchas, toda uma cadeia de profissionais que recém superavam o período pandêmico, retomando ou recuperando rotinas antigas, inventando novos caminhos, tiveram que enfrentar o cenário perverso da histórica enchente. O Conexões Norte e Sul evidencia essa cena, traz para a conversa uma produção que está ausente da maior parte das programações. É a ausência no centro do debate”.

Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita. Os ingressos devem ser reservados na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, a partir das 12h da terça-feira da semana da apresentação. A exceção são as ações que acontecerão no Bulevar do Rádio (na), as quais são abertas ao público.

Leia tabém: Espetáculo “Monocontos – Elas Fantasiam o Tempo” estreia em março e convida o público a uma experiência repleta de memórias, histórias e sentidos

Deixe uma resposta

scroll to top