Espetáculo ‘Marias’ com narrativa afro indígena faz temporada em Piracicaba (SP)

Foto_Arthur_Lot-1-scaled.jpg

Apresentação é gratuita e acontece às 10h30 no próximo dia 20 no SESC

Dia 20 de abril, domingo, às 10h30 da manhã, o espaço Comedoria do Sesc Piracicaba será palco do espetáculo MARIAS, de autoria da historiadora, atriz, cantora e contadora de histórias, Ori-Okan.  

Com uma atriz-cantora e um músico no palco, por meio da contação de história, o espetáculo teatral promove um intercâmbio de linguagens artísticas unindo história, artes cênicas e música, para ensinar sobre respeito aos mais velhos e às práticas religiosas afro-brasileiras. 

Livre para todas as idades, a atriz Ori-Okan encanta o público tendo como temática central a narrativa e canções oriundas de religiosidades afro indígenas e católicas. Ao permear a relação entre netas e avós, a atriz entrelaça essas práticas religiosas, tradicionais brasileiras, tendo como destaque o benzimento e as rezas-cantadas, presentes no cotidiano interiorano.

Dia 20 de abril, domingo, às 10h30 da manhã, o espaço Comedoria do Sesc Piracicaba será palco do espetáculo MARIAS – Foto: Arthur Lot.

Dirigido e produzido por mulheres, majoritariamente negras e indígenas, baseado na história autoral de Ori-Okan — uma mulher negra, historiadora e praticante de religião afro-brasileira — a obra atua como uma poderosa ferramenta de valorização das tradições culturais e no fortalecimento dos laços familiares. 

Ori-Okan 

Ori-Okan é historiadora, artista, produtora cultural e arte-educadora formada pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Caminha entre as linguagens da cena teatral e da música, valorizando as narrativas cantadas em suas composições e interpretações vocais, bem como as tradições culturais populares.

Em sua trajetória artística compôs o elenco de grandes musicais de Campinas e região com destaque para: Concerto Cênico da Ópera Popular Macunaíma (2023), O Som da Nossa Canção (2022) e O Rei Leão (2022 – 2024). Desde 2022, atua como educadora em projetos culturais de Serviços de Convivência de Campinas-SP, auxiliando no fortalecimento de vínculos afetivos entre os assistidos e suas famílias, por meio da mobilização artística de memórias e cantos. Atualmente, circula ao lado do percussionista, pesquisador, editor e mestre Pedro Anansi com a contação de história autoral MARIAS, uma homenagem à cultura de benzedeiras e rezadeiras do interior do Estado de São Paulo. 

SERVIÇO
MARIAS 

Dia: 20/04/2025 (domingo) | Hora: 10h30 

Local: Comedoria – Sesc Piracicaba | Rua Ipiranga, nº 155 

Duração: 50 min | Indicação etária: Livre | Ingresso: gratuito

Sinopse 

MARIAS é um conto que narra, por meio de uma serpente d’água mágica, um encontro inesperado entre Maria Flor – uma criança curiosa que sonha em ser escritora – e Vó Maria – a benzedeira do bairro que vive muito cansada e desacreditada em seu ofício. É através da oralidade, do canto e do aprendizado sobre medicinas da natureza, que nossas personagens constroem um laço sensível e de muita partilha intergeracional. Maria Flor aprende com o tempo e a sabedoria, personificado na figura da velha senhora, e Vó Maria aprende que a criatividade e a fantasia são os temperos ideais para o resgate da própria fé. 

Leia mais notícias por aqui: Após cursos de medicina apresentarem queda em avaliação do MEC, Comissão do Senado debate PL sobre ‘OAB’ para médicos

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top