Escola estadual de SP está no top 3 em concurso que escolhe a ‘Melhor Escola do Mundo’

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A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, no Tucuruvi, em São Paulo, está entre as 3 finalistas do prêmio “Melhor Escola do Mundo” da T4 Education. A plataforma reúne mais de 200 mil professores e 100 escolas com objetivo de transformar a educação no mundo. O resultado será anunciado no dia 24 de Outubro.

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A escola concorre ao prêmio na categoria Colaboração Comunitária, em que os requisitos são: liderança e prática colaborativa, envolvimento parental ativo, serviços integrados para estudantes e a aprendizagem expandida por conta dos projetos de xadrez e atletismo, que tiveram apoio da ONG Parceiros da Educação para implementação.

Antes disso, ela já correu risco de fechar, pois as escolas municipais na redondeza ofereciam melhores vantagens de capacitação para os alunos, como: aulas de inglês, uniformes e tablets, por exemplo.

Projeto de Xadrez e Atletismo, coloca a escola no top 3 do prêmio “Melhores Escolas do Mundo” – Foto Reprodução Facebook

As novas formas de pedagogia, também ajudam a voltar os olhares para a escola. Na “Pedadogia da Presença”, os alunos são submetidos a uma relação de afeto, respeito e reciprocidade com a escola e sua comunidade; enquanto na “Pedagogia da Tutoria”, os professores e a gestão escolar são também tutores dos alunos e trabalham para orientar e impulsionar eles tanto para formação acadêmica como para a pessoal e profissional.

Com isso, nota-se pais e tutores mais presentes no ambiente escolar, participando a vida do aluno dentro da instituição. Atualmente a instituição possui 300 alunos que estudam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental 1, e funciona integralmente.

A relação da participação dos pais na escola com a qualificação da instituição no prêmio, retrata bem o que mostra uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, que aponta que pais e tutores ativos no ambiente escolar dos alunos, fazem com que estes tenham maior aderência no desempenho acadêmico.

A pesquisa também mostra que isso também colabora para um trabalho melhor de professores e gestores educacionais, bem como profissionais de saúde, os pais e alunos. Aliado a isso, programas de saúde mental com foco na saúde emocional dos estudantes também são de extrema importância, trazendo benefícios significativos para a vida dos alunos.

A pesquisa foi realizada com adolescentes do ensino fundamental em escolas públicas e privadas, entre 2018 e 2023, nas regiões Centro-Sul e Nordeste de Belo Horizonte.

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