Escola de Comunicação Antirracista: Conheça quem fez e quem faz o Notícia Preta

NoticiaiPreta-Quem-Somos-1.jpg

Muito mais do que um jornal, o Notícia Preta é um espaço de informação e educação antirracista. Justamente por entender que a Comunicação também é uma ferramenta educacional, o NP sempre teve, desde a sua fundação em novembro de 2018, formações diversas para seus colaboradores, mas sempre com um recorte racial.

Nesses quase cinco anos de existência, e resistência, mais de 60 pessoas, das cinco regiões do Brasil passaram pelo NP. Elas são jornalistas, comunicadores, mas a maioria é formada por estudantes. Todos eles tiveram acesso a uma formação direcionada ao desenvolvimento de uma comunicação antirracista, e como colocar em prática. Essas formações foram as sementes do que hoje é a Escola de Comunicação Antirracista do NP.

Esses colaboradores, de diferentes Estados do país, tiveram oficinas de Marketing de Influência, Assessoria de Imprensa, Rádio, Checagem de Dados, Direitos Humanos, Comunicação Antirracista, e muitas outras. Todas para ajudá-los a desenvolver um jornalismo consciente e feito por profissionais e estudante negros, olhando para as demandas da população negra e periférica.

Notícia Preta
Redação do Notícia Preta, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro /Foto: André Melo

Um desses comunicadores é o colaborador Mario Jorge, de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O jornalista foi colaboradora do portal em 2022, e participou de uma das turmas com o acesso às oficinas oferecidas pelo portal. Na época, Mario falou sobre a experiência de fazer parte do time do NP.

Está sendo uma experiência transformadora e fantástica. Fazer parte dessa equipe comprometida com a comunicação que a gente acredita, de um jornalismo antirracista“, disse.

Além dele, a colaboradora Victoria Henrique, do Rio de Janeiro, foi colaboradora do Notícia Preta em e atualmente é uma das repórteres da TV Globo, no Rio. Sobre a experiência de ter feito parte do NP, Victoria não poupa elogios.

Foi um divisor de águas na minha vida, eu costumo dizer, porque ali eu conheci pessoas incríveis e eu aprendi o que é importante para nós, como jornalistas, realizarmos o recorte racial na notícia“.

Já Guilherme Muniz, de São Paulo, foi colaborador do NP em 2022, e este ano, continua fazendo parte do jornal como parte da equipe. Na época em que fazia parte das oficinas, Guilherme falou que tinha muito “orgulho e felicidade” em fazer parte do time e ter a possibilidade de colaborar com o NP.

Assim como eles, mais de 80 pessoas – negras e periféricas – já passaram por essa formação desde que o jornal foi criado. Agora, com a Escola de Comunicação Antirracista, mais comunicadores pelo Brasil terão a mesma chance de se profissionalizar, a partir deste mês.

Leia também: Escola de Comunicação Antirracista do Notícia Preta será lançada em agosto

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top