Apesar de minoria no congresso e no senado, negros e indígenas se destacam no prêmio Congresso em Foco
A deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) foi eleita a segunda melhor deputada federal do Brasil, ficando atrás apenas de Sâmia Bonfim no ‘Prêmio Congresso em Foco’ de 2023, que ocorreu na noite desta quinta-feira (21). Apesar de representarem minoria entre deputados federais (27,3%) e senadores (30%), os parlmentares negros e indígenas se destacaram nas votações do prêmio, tanto no júri especializado, quanto na votação dos jornalistas e internautas.
Na votação dos internautas, que elegeu os 25 melhores deputados federais do Brasil, os não brancos representam juntos 7 de 25 vagas (28%). Dentre eles, além de Erika, estão também os deputados federais Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Talíria Petrone (Psol-RJ), por exemplo.
Segue a lista com os deputados federais negros e indígenas e sua auto declaração de acordo com registro do TSE.
- 2º Érika Hilton (PSol-SP)- Negra
- 7º Célia Xakriabá (Psol- MG) – Indígena
- 8º Benedita da Silva (PT-RJ) – Negra
- 9º Talíria Petrone (Psol-RJ) – Negra
- 11º Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) – Negro
- 17º Dandara (PT-MG) – Negra
- 24º Carol Dartora (PT-PR) – Negra
Na votação do júri especializado, entre os 10 melhores deputados federais, há dois negros (20%). São eles a deputada Erika Hilton e Pastor Henrique Vieira, ambos do Psol, que aparecem em 6º e 9º lugar, respectivamente.
Nas redes sociais, a parlamentar paulista agradeceu pelo prêmio. “É muito significativo pra mim ter sido premiada hoje, após essa semana, como a Segunda Melhor Deputada do País. É uma honra poder contar com tamanha confiança do Povo em meu trabalho no meu primeiro ano no Congresso Nacional“, disse Erika, que continuou:
“Agradeço à organização do Prêmio Congresso em Foco e à todas, todos e todes que votaram em mim e fortaleceram esse mandato que é por todas, todos e todes. Parabenizo também à todas as outras Deputadas que foram escolhidas nessa premiação repleta de mulheres importantes para a nossa Política e para a reconstrução do País. Sigamos!“.
Entre os melhores no senado pelo júri especializado a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) ficou em primeiro lugar, e os negros representam 20% ou 1 de 5 vagas. No voto dos internautas, com 3 de 15 vagas (20%) entre os melhores senadores, estão:
- 4º Paulo Paim (PT-RS) – Negro
- 7º Eliziane Gama (PSD-MA) – Negra
- 14º Beto Faro (PT-PA) – Negro
Os jornalistas não elegeram nenhum deputado federal negro ou indígena entre os 5 melhores. Já entre os senadores, os jornalistas elegeram dois negros entre os 5 melhores (40%), são eles: Eliziane Gama e Paulo Paim em 1º e 4º lugar, respectivamente.
Segue link para listas completas: Conheça os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2023 – Congresso em Foco (uol.com.br)
Leia mais aqui: Erika Hilton pede R$ 3 milhões em indenização após fala transfóbica do deputado Pastor Isidório