Enem 2024: ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’ é tema da redação

985565-18112015-dsc_8932_1.webp

Neste domingo (03) alunos de todo país fazem a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, encarando a redação que tem como tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma publicação no X (antigo Twitter).

Além da redação, nesse primeiro dia de prova, que ocorre em mais de 10 mil locais de aplicação, os milhares de candidatos também encaram 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas. Já no próximo domingo (10), os estudantes vão realizar a prova de matemática e ciências da natureza, também no modelo objetivo.

Tema da redação do Enem 2024 foi divulgado neste domingo (03) enquanto candidatos realizam a prova /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Nas redes sociais, o tema ganhou grande repercussão. “Queria ter feito o Enem esse ano, eu ia arrasar tanto nesse tema“, disse um internauta no X. “O Enem acerta no tema que está de acordo com o debate feito pela ANPOF. Temos uma dívida histórica talvez impagável, mas que ele se apresente como um problema é uma vitória“, explicou outro internauta, o professor universitário Érico Andrade, presidente da ANPOF (Associação Nacional de Pós em Filosofia).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, foram confirmadas mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições para a edição deste ano da prova, mas o balanço sobre os candidatos que de fato realizaram a prova deve ser informada ao longo da semana.

Essa não é a primeira vez que a prova foca em problemáticas ligadas a temas intensamente debatidos a nível nacional, e ligados a grupos alvo de preconceitos. Em 2023 o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e em 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Leia também: Dia da Consciência Negra: data será comemorada como feriado nacional pela primeira vez este ano

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top