Enem 2023 tem 32% de abstenção no 2º dia de provas

mg_1266_1.webp

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu neste domingo (12), foi registrada uma taxa de abstenção de 32%. De acordo com o órgão, 68% dos 3,9 milhões de pessoas inscritas, fizeram a segunda etapa do exame.

O estado do Amazonas registrou o maior número de faltas no Enem 2023, com 47,60% de abstenções. Em seguida ficou o Acre, com uma taxa de abstenção de 37.95%. Assim como no primeiro dia do exame, quando a taxa de abstenção foi de 33,2%, o estado do norte do país teve o maior índice de faltosos do Brasil.

A taxa de abstenção no 2º dia de provas do Enem foi de 1 em cada 3 estudantes /Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

O número de abstenções registradas em todo teritório nacional, este ano, é o mesmo do registrado também no segundo dia de exame, em 2022. Já na primeira etapa da prova, aplicada no último domingo (05), a taxa de abstenção foi de 28,1%, com 71,9% dos inscritos fazendo a prova.

De acordo com o ministro da Educação Camilo Santana, a intenção e que no próximo ano, a quantidade de inscritos aumentem, e a quantidade de abstenções, caiam. “Vamos fazer uma grande avaliação final desse Enem para que possamos, não só ampliar o número de participantes, mas diminuir esse percentual [de ausência], apesar de, historicamente, ter sido esse o percentual“.

Leia também: Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top